Campanha de vacinação contra a febre aftosa pode ser prorrogada

24 de junho de 2020 - 14:06 # # # # #

Erivelton M. Celedônio - Ascom SDA

A possibilidade de prorrogação da campanha de vacinação contra a febre aftosa e a questão de inspeção animal estiveram no centro do encontro da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, com membros do Conselho de Secretário de Estado da Agricultura (Conseagri). Francisco De Assis Diniz, à frente da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará (SDA), participou da reunião virtual nesta terça-feria (23).

O secretário cearense, hoje presidente do Fórum de Gestores da Agricultura Familiar do Nordeste, destacou a necessidade de prorrogação da vacinação contra a aftosa devido a pandemia da Covid-19. “Apresentamos e a ministra acatou essa questão da prorrogação. Em breve ela será do conhecimento de todos. Porém, aqui no Ceará, seguimos empenhados em vacinar ao máximo nosso rebanho até 30 de junho mesmo com os cuidados quanto à pandemia”, destacou Diniz. Desde o início do mês a campanha é realizada pela Adagri, com apoio da Sedet, SDA e Ematerce.

Encaminhamento fundamental da reunião, segundo De Assis Diniz, foi o agendamento para os próximos dias de encontro por videochamada da ministra com os secretários dos nove estados do Nordeste.

“Além do calendário mensal estabelecido de encontros com todos os secretários do País, os gestores nordestinos sentarão com a ministra sobre nossas pautas como o crédito fundiário em resposta às perdas de safra; convênios estaduais com o Incra, e a participação da região no plano de conectividade no campo”, explicou. Desde abril o Ceará conta com ações que interligam o campo por meio do Portal de Produtos da Agricultura Familiar. O Estado contribui nas discussões à instalação do Sistema Regional da Agricultura Familiar (Siraf).