Governo do Ceará possibilita quase 600 mil teleatendimentos durante pandemia

24 de junho de 2020 - 12:57 # # # # #

Daniel Araújo Ascom ESP

O teleatendimento é uma das principais estratégias do Governo do Ceará no enfrentamento à pandemia de Covid-19. O serviço, que tem como objetivo facilitar o atendimento à população, é disponibilizado por meio do Plantão Coronavírus e do TeleSaúde. Desenvolvidos pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), os projetos realizaram quase 600 mil atendimentos de forma virtual ou por telefone.

A plataforma do Plantão Coronavírus já realizou aproximadamente 320 mil atendimentos via chatbot e 63 mil por meio do Whatsapp. Já no TeleSaúde foram 200.392 atendimentos por ligação telefônica. As dúvidas mais frequentes esclarecidas nos serviços estão relacionadas aos sintomas da Covid-19. A plataforma ajuda a detectar casos suspeitos, oferece orientação especializada com profissionais de saúde e informa sobre medidas de enfrentamento à pandemia.

O Plantão Coronavírus começou a funcionar em abril deste ano e é um projeto da Sesa em parceria com o Íris – Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará. A secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida, ressalta a importância do serviço durante a pandemia. “O projeto mostrou que alguns atendimentos podem ser realizados à distância, assim como a prescrição de medicamentos e atestados médicos”, explica.

Ao todo, 104 profissionais de saúde trabalham ao longo de toda a semana no Plantão Coronavírus, com carga horária que varia de seis a doze horas diárias. O serviço está disponível nos sites do Governo do Ceará (www.ceara.gov.br), da Secretaria da Saúde do Estado (saude.ce.gov.br), na página coronavirus.ceara.gov.br, no Facebook Messenger da Sesa e no Whatsapp. “Isso facilita o acesso aos serviços de saúde em locais mais distantes ou com escassez de profissionais de saúde”, afirma Magda Almeida.

No total, 58 residentes em Saúde da ESP/CE já passaram pelo projeto, sendo 27 residentes multiprofissionais em saúde e 31 residentes médicos. A iniciativa conta ainda com o apoio de 35 supervisores das residências médica e multiprofissional em saúde, além de nove estudantes de especialização.

Os atendimentos ocorrem remotamente, ou seja, o profissional trabalha na própria residência. Cada membro da equipe recebeu treinamento com especialistas da ESP/CE sobre a plataforma e os protocolos adotados pelo Governo do Estado.

Whatsapp Plantão Coronavírus

Quem precisar de teleatendimento via Whatsapp pode contar com o serviço pelo telefone (85) 8439.0647. A população consegue, pelo celular, fazer a autoavaliação do seu estado de saúde e receber orientações de uma equipe médica de plantão. Funciona como qualquer conversa de Whatsapp. Basta mandar um “oi” para receber orientações e ser atendido por uma equipe de saúde.

TeleSaúde

Operando como uma central de atendimento telefônico para esclarecer dúvidas da população sobre a Covid-19, o TeleSaúde foi lançado no final de março a partir de uma ação conjunta entre a Sesa e a ESP/CE. O serviço já recebeu 200.392 ligações e funciona 24h por dia. Ao todo, são 21 supervisores e 150 canais de atendimento, que recebem cerca de 4.700 chamadas diariamente.

Serviço

Plantão Coronavírus: (85) 9 84390647
TeleSaúde: 0800 275 1475