Seduc reúne Comitê Consultivo Estadual para tratar do plano de retomada das atividades presenciais

24 de junho de 2020 - 14:15 # # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc

A Secretaria da Educação (Seduc) reúne, nesta quarta-feira (24), às 15h, o Comitê Consultivo Estadual para tratar do Plano de Retomada das Atividades Presenciais nas escolas da rede pública estadual. Também será discutido o apoio ao regime de colaboração entre estado e municípios em relação a esta questão. O objetivo da ação é promover a ampla participação no debate, com a representação de um grupo multissetorial para orientar a tomada de decisões referentes ao retorno das aulas de forma presencial.

“No Ceará, o processo de retomada das aulas presenciais será construído de forma coletiva com ampla participação da sociedade. Por isso, o Comitê Consultivo Estadual, representado por 16 órgãos e entidades, é de suma importância para fortalecer o diálogo sobre as estratégias necessárias que comporão o Plano de Retomada das Atividades Presenciais e promover o acompanhamento das ações adotadas durante o retorno às aulas presenciais”, destaca a secretária da Educação, Eliana Estrela.

Reginaldo Pinheiro, vice-presidente do Sindicato Apeoc e representante da instituição no Comitê, salienta a importância do diálogo no processo de retomada. “O retorno às aulas presenciais deve ser feito a partir de uma discussão muito cautelosa diante da complexidade da situação. É preciso levar em consideração os dados epidemiológicos em cada município, o transporte escolar, a situação das escolas em proporcionar o distanciamento físico e a higiene dos alunos. Esse momento está sendo construído com várias instituições para que se chegue a um consenso, de forma que quando houver o retorno, ocorra com segurança. O debate é muito importante”, observa.

A procuradora de Justiça Elizabeth Almeida, representante do Ministério Público do Ceará (MPCE), defende o diálogo em relação ao retorno responsável das atividades presenciais. “O MPCE agradece estar presente na construção de um plano para superar o momento tão difícil que passamos. Vamos sugerir que a Seduc faça um levantamento da situação de cada aluno, sobre como vivenciaram este momento. Será importante tanto para o ponto de vista do aprendizado, quanto psicológico e emocional. Os estudantes irão retornar trazendo uma carga vivencial, muitas vezes, dura”, avalia.

Fazem parte do Comitê, além da Seduc, o Conselho Estadual de Educação (CEE), o Ministério Público do Estado do Ceará, a Defensoria Pública do Estado do Ceará, o Sindicato Apeoc, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará, a Associação dos Servidores da Secretaria da Educação do Estado do Ceará, a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, a Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Fórum em Defesa da Vida, o Fórum Estadual de Educação do Ceará e a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.