SPS participa de Semana Estadual de Política sobre Drogas

24 de junho de 2020 - 16:58 # # # #

Ascom SPS

Alertar a população para as consequências do uso de álcool e outras drogas lícitas e ilícitas e traçar estratégias de prevenção são alguns dos objetivos da V Semana Estadual de Políticas sobre Drogas, que segue até a próxima sexta-feira (26), com o tema “Fortalecendo o conhecimento para prevenção”. Promovida pela Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania Mulheres e Direitos Humanos (SPS), a programação é desenvolvida pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas, com o apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Neste ano, a campanha ganha força com a apresentação de duas pesquisas científicas realizadas por técnicos e pesquisadores da SPS e da UFC. Sob os títulos “Uso de bebida alcoólica em tempos de isolamento social pelo coronavírus” e “Primeira infância em tempos de isolamento social: vínculo como estratégia de prevenção ao uso de álcool e outras drogas”, as pesquisas, ainda em curso, buscam construir estratégias que permitam compreender o índice de consumo neste período, o primeiro uso e a transição de uma ingestão esporádica para absorção frequente ou abusiva.

Como parte da programação da Semana, a coordenadora técnica e a assessora de Políticas sobre Drogas da SPS, respectivamente, Lidiane Rebouças e Natália Alexandre, participam às 19 horas, desta quarta-feira (24), da transmissão ao vivo Prevenção em Ação, promovida pela Coordenadoria Pastoral da Sobriedade, da CNBB NE-1. “Sobriedade – compromisso de amar” será o tema do debate ministrado pelo coordenador da Pastoral, Cosmo Moreira. O acesso será pelos links: www.facebook/Sobriedade Reg NE 1, ou www.facebook/Cosmo.m.nascimento

Na próxima sexta-feira, às 9h, Lidiane Rebouças, participa também, de forma remota, da III Semana de Prevenção às Drogas, realizada pelo Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) de Maracanaú. O tema será “Saúde Mental em tempos de pandemia do Covid-19”.

Durante a semana, a SPS está com inscrição aberta para o curso EaD “Prevenção ao uso de álcool e outras drogas em diversos contextos”. As inscrições ainda podem ser feitas por meio do link. até a próxima terça-feira, 30/6. O curso é gratuito e destina-se a profissionais da Saúde, Assistência Social, Educação, Segurança Pública, líderes comunitários, conselheiros e demais pessoas envolvidas na temática.

O dia 26 de junho celebra o Dia Estadual de Prevenção ao Uso de Álcool e outras Drogas (Lei no 16.618, de 19 de julho de 2018) e o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico de Drogas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).