Umari recebe projeto de mecanização da agricultura do Governo do Ceará

24 de junho de 2020 - 16:27 # # # #

Erivelton M. Celedônio - Ascom SDA - Texto
André Gurjão - Fotos

Agricultores familiares do Sítio Brás, em Umari, receberam nesta terça-feira (24) um trator do Projeto de Mecanização da Agricultura do Governo do Ceará. O veículo da marca Massey Fergusson foi entregue na sede da Associação Comunitária Maria das Dores do Sítio Brás e celebrado em reunião, por videoconferência, com participação do secretário do Desenvolvimento Agrário De Assis Diniz, respeitando as medidas de isolamento social.

Sem conter as lágrimas, o presidente da associação, Alex Barros, garante que o equipamento vai assegurar melhor produção na região. “Hoje é um dia muito especial para nós agricultores, pois há muito a gente sonhava com essa máquina. É uma vitória para nosso município”, explica.

De acordo com De Assis a mecanização da agricultura é fator fundamental no resultado da somatória de ações realizadas pela SDA. “Para além da boa quadra invernosa que tivemos este ano, o aumento elevado na produção de grãos é resultado da entrega das sementes com antecedência (do Hora de Plantar), boa assistência técnica feita pela Ematerce e, sem sombra de dúvida, com a entrega dos 180 tratores do Projeto de Mecanização. Isto consolida esta política realizada desde 2018 e tem impacto direto na vida dos nossos agricultores”, destaca Diniz.

Com a entrega a gestão e a manutenção do trator passa a ser de responsabilidade da associação comunitária, não sendo possível a reposição por mal uso ou atribuir responsabilidade por parte do Governo do Ceará sobre o desvio de finalidade.