Seduc e Comitê Consultivo Estadual debatem termos para o reinício das atividades presenciais nas escolas

25 de junho de 2020 - 13:55 # # #

Ascom Seduc - Texto

A Secretaria da Educação (Seduc) reuniu, na última quarta-feira (24), o Comitê Consultivo Estadual para tratar do Plano de Retomada das Atividades Presenciais nas escolas da rede pública estadual. Na ocasião, começaram a ser debatidos os termos para o reinício das aulas nas unidades de ensino. Também foi discutido o apoio ao regime de colaboração entre estado e municípios em relação a este processo.

A secretária Eliana Estrela ressalta que os aspectos relacionados à segurança deverão ser seguidos com rigor. “Sabemos dos desafios. Não será um retorno na ‘normalidade’ como era antes da pandemia. Mas, neste momento, precisamos aprender a conviver com o vírus e seguir os protocolos que a Saúde vem orientando”, avalia.

A ideia de reunir o Comitê, formado por representantes de 16 instituições, para tratar do tema, tem o intuito de fortalecer o diálogo sobre as estratégias necessárias e promover o acompanhamento das ações adotadas.

“A reunião foi para mostrar o que está sendo pensado. Queremos construir coletivamente, com legitimidade. Que seja um plano adequado plenamente à realidade de nossas escolas e do nosso público, para que a gente possa voltar com segurança e dar condição e direito à aprendizagem a todos os estudantes”, explica Eliana.

Antes de ser colocado em prática, o Plano será submetido à avaliação da comunidade escolar, a partir da formação de comitês regionais e escolares, de forma que os atores envolvidos participem efetivamente do processo.

Conforme a proposta, na primeira fase, voltariam pessoas em quantidade igual a 25% da capacidade de cada unidade de ensino. A Seduc também realizará uma pesquisa para avaliar o estado de saúde de todos os funcionários da Educação.

Fazem parte do Comitê, além da Seduc, o Conselho Estadual de Educação (CEE), o Ministério Público do Estado do Ceará, a Defensoria Pública do Estado do Ceará, o Sindicato Apeoc, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará, a Associação dos Servidores da Secretaria da Educação do Estado do Ceará, a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, a Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Fórum em Defesa da Vida, o Fórum Estadual de Educação do Ceará e a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.