Encontro virtual reúne pacientes e equipe de cirurgia bariátrica do HGCC

26 de junho de 2020 - 16:51 # # # #

Wescley Jorge - Ascom HGCC

O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, promoveu uma videochamada entre pacientes e a equipe responsável por realizar cirurgias bariátricas na unidade. O encontro online ocorreu nesta sexta-feira (26) e reuniu 100 pessoas que já fizeram ou ainda serão submetidas ao procedimento.

A Unidade de Cirurgia Bariátrica do Hospital Geral Dr. César Cals existe desde 2002. Há 18 anos, as reuniões acontecem mensalmente e de forma presencial. Devido à pandemia de coronavírus e em respeito ao distanciamento social, o ambulatório do HGCC resolveu conectar profissionais e pacientes por meio da internet. “Foi uma forma que a gente encontrou de manter a reunião não presencial. É a mesma reunião que a gente faz ao final de cada mês, só que de forma virtual”, explica o cirurgião bariátrico Rodrigo Babadopulos.

A ideia de organizar o encontro surgiu a partir do grupo existente no aplicativo WhatsApp, cujo objetivo é fornecer informações a respeito do serviço. Para a equipe, o uso da tecnologia favoreceu, sobretudo, pacientes que precisaram permanecer em casa. O recurso possibilitou, ainda, interação, e facilita o contato com os profissionais do HGCC. “Passamos orientações diversas sobre todas as especialidades, troca de experiências, dicas, até ginástica para fazer em casa e animar os pacientes. Aí pensamos nessa possibilidade”, conta a enfermeira Leide Daine Liberato Castro.

Maria Sandra Ferreira Saraiva, 45, mora em Ipueiras, a 360 km de Fortaleza, e fez cirurgia bariátrica há dez anos no HGCC. Ela foi uma das participantes do encontro e elogiou a iniciativa. “A reunião virtual é uma oportunidade de permanecermos próximos e no foco. A reunião é de grande valia, pois tiramos nossas dúvidas com o médico e sua equipe e, mesmo distante, estamos sendo assistidas”, afirma .