Profissionais do HGCC são capacitados em reanimação cardiopulmonar

30 de junho de 2020 - 16:15 # # # #

Wescley Jorge - Ascom HGCC - Texto
Thiago Freitas - Fotos

O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, investe em educação permanente para aprimorar cada vez mais o atendimento à população. Durante a pandemia, os colaboradores da unidade passaram por diversos treinamentos, como a capacitação em Reanimação Cardiopulmonar do Neonato ao Adulto. Iniciado em fevereiro, o curso já treinou 323 profissionais, entre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.

O objetivo do treinamento é qualificar os profissionais e capacitar as equipes multiprofissionais para o envolvimento de todos os colaboradores que atuam na assistência. “Pretendemos permitir uma maior segurança nos processos assistenciais, valorização do tempo de resposta, segurança do trabalhador, além de prestar uma assistência qualificada diante de uma parada cardiopulmonar”, ressalta Afonso Ricardo de Lima Cavalcante, enfermeiro de Educação Permanente do Centro de Estudos do HGCC.

Além de abordar a reanimação cardiopulmonar no adulto e neonato, a capacitação também traz temas como higienização das mãos, fricção alcoólica, paramentação e desparamentação e intubação de sequência rápida. O curso acontece nos turnos da manhã, tarde e noite. As capacitações são realizadas nas unidades assistências.

De acordo com a coordenadora de enfermarias obstétricas, Cacilda Maria Marques Ferreira, a capacitação é fundamental para preparar os profissionais do HGCC. “É de suma importância, porque, quando a gente prepara a equipe, tudo flui melhor para o paciente, em primeiro lugar, e também para os profissionais. Quando há preparação, a reanimação acontece melhor, em tempo hábil, e conseguimos salvar a vida do paciente e evitar sequelas”, ressalta.