Corpo de Bombeiros recebe doação de álcool do IFCE em Iguatu

2 de julho de 2020 - 11:28 # # # # #

Ascom CBMCE

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) segue recebendo doações de materiais utilizados para o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) realizou a doação de 40 litros de álcool em gel 70% e 10 litros de álcool 80% para a 1ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militares, com sede em Iguatu, na Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21) do Estado.

O produto foi fabricado no mês de junho e é resultado de uma ação emergencial de combate ao coronavírus no Ceará. Newdmar Fernandes, chefe do Departamento de Pesquisa, Extensão e Produção, explica que a produção e doação do material faz parte de um projeto do campus de Iguatu com o apoio da empresa BR Distribuidora e do Exército Brasileiro.

O professor do IFCE Francisco Avelino, explica que a verba para fabricação do material advém do Ministério da Educação e contemplou vários campus do IFCE. “A confecção e distribuição de álcool 70%, seja na forma líquida ou em gel, para o sistema de saúde pública bem como para as forças de segurança é fundamental. Trata-se de uma união de esforços visando contribuir no combate à Covid-19, ajudando a sociedade nesse momento difícil”, comentou o professor. “Nós recebemos álcool 96% produzido pela BR Distribuidora e entregue pelo Exército, além de outros insumos como o carbopol, utilizado na fabricação de álcool em gel, e a glicerina utilizada na produção do álcool glicerinado”, completou Avelino.

A produção contou com a participação de dois estudantes do curso de licenciatura em Química, Alan Karlos (5º semestre) e Luiz Fernando (4º semestre) e de dois técnicos de laboratório, Jordânia Melo e Luís Carlos.

O produto foi elaborado seguindo os padrões mínimos de Boas Práticas de Fabricação e atendendo aos padrões de qualidade requeridos para o uso pretendido, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O produto líquido 70% é utilizado para higienização de superfícies e o álcool 80% glicerinado é utilizado alternativamente ao álcool em gel, visto que a glicerina atuará como umectante, evitando o ressecamento da pele causado pelo produto.