Planetário do Dragão lança sexto episódio gratuito da sessão “Fora da Terra”

3 de julho de 2020 - 17:12 # # #

Ascom Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

A produção mostra como o telescópio HST (Hubble Space Telescope) revolucionou a observação de fenômenos astronômicos

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Planetário Rubens de Azevedo, lança, neste sábado, 04 de julho, às 11h, mais uma sessão online gratuita, o sexto da coletânea “De Olho no Céu”. O capítulo “Fora da Terra” apresenta o avanço tecnológico obtido com o desenvolvimento do telescópio HST (Hubble Space Telescope) e como o instrumento possibilitou aos astrônomos uma observação mais real dos fenômenos astronômicos. A sessão é indicada para crianças de 8 a 80 anos e poderá ser conferido no site do Dragão do Mar www.dragaodomar.org.br.

Sinopse episódio “Fora da Terra”

Os avanços que os telescópios permitiram para o desenvolvimento da Astronomia é incalculável! Desde Galilaeu Galiei aos dias atuais, mais e mais fronteiras do Universo foram alcançadas pelos astrônomos com o uso desses equipamentos. Entretanto, os anseios e a eterna necessidade de sabermos de onde viemos e para onde vamos, leva-nos a uma busca incessante de conhecermos as origens do Universo. Para tanto, os astrônomos tiveram que superar mais um obstáculo – algumas perturbações que a nossa atmosfera provoca nas imagens obtidas por telescópios instalados aqui na Terra.

Para vencer mais esse obstáculo, novas tecnologias foram buscadas e, com isso, surgiram os “telescópios voadores”. Vários telescópios foram colocados fora da atmosfera terrestre e no espaço interestelar – os resultados foram impressionantes! Um desse telescópios espaciais é o famoso HST (Hubble Space Telescope), ou Telescópio Espacial Hubble, que transformou nossa maneira de ver o Cosmos.

O HST detectou desde choque de cometas em Júpiter a ciclo de vidas das estrelas e seu nascimento e infância em berçários envoltos por nuvens de gás, até sua despedida final, como delicadas nebulosas lentamente sopradas ao espaço por estrelas moribundas ou gigantescas explosões de supernovas que superam o brilho da galáxia hospedeira.

Abrir as fronteiras do espaço tem sido um dos fatos mais excitantes no desenrolar da história do telescópio. Mas, e agora?

Não percam o próximo episódio: O que Vem a Seguir?

Serviço:

Lançamento do episódio online “Fora da Terra” pelo Planetário Rubens de Azevedo
Data: 04 de julho (sábado)
Hora: 11h
Local: Site do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (www.dragaodomar.org.br)
Indicação etária: 8 a 80 anos

Acesse o site www.dragaodomar.org.br
www.youtube.com/dragaodomarcentro
Acompanhe as novidades nas nossas redes sociais:
@dragaodomar
FB/dragaodomar
TT: @dragaodomar_