Fortalecimento de vínculos é ação estratégica do Programa Mais Infância Ceará

6 de julho de 2020 - 18:51 # # # # #

Ascom Seduc

Com o objetivo de ampliar a discussão a respeito das políticas voltadas às crianças, a Secretaria da Educação (Seduc) realizou, nesta segunda (6), a webinar “Mais Infância Ceará: o pilar Tempo de Aprender”, com a participação da primeira-dama Onélia Santana, idealizadora da iniciativa, e da secretária Eliana Estrela. A coordenadora de Educação e Promoção Social da Seduc, Oderlânia Leite foi a mediadora do diálogo. O encontro virtual fez parte da programação da Conexão Seduc.

Onélia Santana esclarece que o Programa é desenvolvido de maneira intersetorial, envolvendo profissionais das áreas de cultura, saúde, proteção social e educação. Entre as ações realizadas com enfoque nesta última, destaca-se a parceria firmada com os municípios. O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin), por exemplo, promove visitas domiciliares com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares em 48 municípios.

“Passou-se a fazer o acompanhamento das crianças que ainda não se encontram nas creches, mostrando a importância do brincar e da presença dos pais na vida delas. É preciso fortalecer a afetividade ainda neste período para que tenhamos adolescentes mais equilibrados emocionalmente no futuro, que consigam desenvolver as competências socioemocionais. Os municípios têm dado uma resposta muito boa”, observa.

A primeira-dama salienta, ainda, a política de construção dos Centros de Educação Infantil (CEIs) e a formação oferecida aos profissionais que lidam com este público. “Não é só o espaço, que por sinal é bem adaptado e pensado com carinho para proporcionar conforto e desenvolvimento às crianças. É, principalmente, a formação dos profissionais. É preciso que eles também tenham um olhar para a família, que levem em conta o contexto da criança”, argumenta.

Onélia projeta para o segundo semestre o lançamento de uma formação direcionada a todos os professores da educação infantil do estado, na modalidade a distância. “Sabemos que a infância é um momento extraordinário da vida humana. É a época em que se absorve melhor os estímulos positivos. E não temos só que estimular, mas, proteger essas crianças, garantindo os direitos delas, dispondo de políticas públicas. Assim, acreditamos que teremos uma sociedade mais justa, humana e fraterna. A maior riqueza do nosso estado é o nosso capital humano”, conclui.

Base

Eliana Estrela lembra que as políticas cearenses voltadas às crianças são reconhecidas internacionalmente pelos bons resultados, fruto do esforço coletivo de professores, gestores, secretários municipais e formadores. “A criança precisa de acompanhamento desde quando ainda está no ventre da mãe. E quando nasce, precisa ser cuidada e educada”, enfatiza.

A secretária ressalta que o bom acolhimento na infância torna mais fácil o processo de aprendizagem. “Estamos construindo não o futuro, mas, o presente. Uma criança que tem amabilidade vai ter condições de construir conhecimento com mais tranquilidade, por meio da interação com os professores e colegas”, aponta.

Eliana destaca, ainda, o empenho dos profissionais da Educação para manter as atividades diante do cenário de distanciamento social. “Acreditamos muito nos nossos profissionais. São pessoas que se doam. Ninguém esperava pela pandemia e sabemos das dificuldades que ela trouxe. Mas, nos reinventamos com base na empatia, na solidariedade e no respeito. Não se pode perder o vínculo com o aluno, ele precisa sentir a escola presente durante este período. E a família é essencial no processo. Queremos que as crianças realizem seus sonhos”, explica.

Programa

O Mais Infância foi criado em agosto de 2015 observando a necessidade de se ter um olhar especial e mais dedicado à primeira etapa da vida. Criado a partir de um diagnóstico da situação do estado na área da infância e do mapeamento das ações voltadas para este segmento nas diferentes secretarias estaduais, o programa busca contemplar a complexidade de promover o desenvolvimento infantil, estruturando-se em quatro pilares: Tempo de Nascer, Tempo de Crescer, Tempo de Brincar e Tempo de Aprender.

O Tempo de Aprender entende a escola como direito de todos, buscando atender à meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches. Visa apoiar a construção e a qualificação dos Centros de Educação Infantil (CEIs), além do fortalecimento das famílias para o cuidado e promoção do desenvolvimento de seus filhos.