Setor de Serviços lidera o número de aberturas pelo segundo trimestre consecutivo

15 de julho de 2020 - 13:17 # # # # #

Ascom Jucec

O registro é do Observatório Jucec trimestral, publicado em sua segunda edição com os dados de abril a junho.

A Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), autarquia vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, publicou os dados do Observatório Jucec trimestral com os resultados dos meses de abril, maio e junho. Na divulgação de empresas por setor, com um total de 8.339, o setor de Serviços representa o maior número de aberturas, repetindo o feito do primeiro trimestre do ano. Em seguida, os setores de Comércio, com 5. 615 constituições, e o de Indústria, com 1.512.

Ao todo, foram 15.466 empresas registradas nos três meses. No relatório de aberturas por tipo jurídico se destacam os Microempreendedores Individuais (MEIs) que somaram 12.864 aberturas, concentrando maior parte do número total de novas empresas. No balanço das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (MPEs) foram apontados 1.952 novos negócios. Em todos os indicadores (de cada tipo jurídico e das MPEs) o mês de junho registrou crescimento em relação aos dois meses anteriores.

Observatório Jucec trimestral

O Observatório Jucec é uma publicação trimestral com os dados de abertura de empresas no estado do Ceará com base no banco de dados da Junta Comercial. Além da quantidade total de empresas registradas no trimestre, são apresentados os dados por setor econômico, por tipo jurídico (tipo de empresa) e somente com as quantidades de empresas enquadradas como microempresas e empresa de pequeno porte.