BPMA da PMCE resgata filhote de gato-mourisco no Cariri

16 de julho de 2020 - 10:14 # # # # # #

Ascom SSPDS

Policiais militares lotados na 2ª Companhia do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foram acionados para resgatar um filhote de jaguarandi (gato-mourisco), na tarde dessa terça-feira (14), em Milagres – Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19). O animal foi encontrado por moradores da localidade de Sítio Morcego, no distrito de Catarina.

O acionamento ocorreu por volta das 14h15min, quando a composição especializada recebeu um chamado de um morador da região, que realizava um plantio de milho no quintal de sua residência, quando encontrou o animal silvestre. Após deslocamento até a localidade, os PMs resgataram o filhote que aparentava ter aproximadamente 25 dias de vida.

Quando adulto, o gato-mourisco pode pesar até 40 quilos, mas possui um porte menor se comparado a outros felinos presentes na fauna brasileira, como a onça. Atualmente, o animal é considerado raro e em extinção. Após o resgate, o BPMA levou o filhote até a sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Cariri, para receber os cuidados necessários.