Cagece comemora 49 anos: programação virtual inclui lançamento de livro e debates online

17 de julho de 2020 - 12:45 # # # # # #

Dalviane Pires - Ascom Cagece


Na próxima segunda-feira (20), a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) celebra 49 anos de uma maneira diferente: com uma programação virtual e com tradição cearense. Em homenagem ao quase meio século de existência, a empresa preparou uma programação para promover o lançamento do livro e documentário dos observadores do semiárido Cearense,”Os Profetas – pelo observar da natureza e o desejo de chover”, que contou com patrocínio da companhia.

Na agenda, serão realizadas três lives nos dias 20, 21 e 22 de julho, sempre às 17h, pelo canal oficial da Cagece no YouTube. O evento promove conversas sobre o livro e o documentário dos místicos profetas da chuva, homens e mulheres do sertão cearense que preveem a chegada da água no Ceará por meio de observações e experiências sobre os fenômenos naturais. As lives contarão com participações especiais de pesquisadores, jornalistas, escritores e cineastas que ajudaram na montagem da obra.

O produtor executivo do projeto, Emidio Sanderson, destaca que a importância de registrar, valorizar e continuar promovendo essa área cultural, visa salvaguardar esses modos de viver e habitar do povo do sertão nordestino. “A proposta é gerar um registro documental sobre os saberes desses mestres da cultura, perpassando por algumas contextualizações históricas, sociais e culturais. Assim, o projeto coloca os profetas da chuva num patamar de respeito e reconhecimento e, ao mesmo tempo, democratiza o acesso ao livro e ao conhecimento”, explica.

Abrindo a programação da segunda-feira, que conta a participação do presidente da companhia, Neuri Freitas, acontece o lançamento oficial do livro e documentário sobre os profetas. O material ficará disponível online no site oficial do projeto, www.livroprofetas.com.br, para acesso do público. Já na terça e quarta-feira, serão transmitidas as lives com os temas “Observadores da Natureza: profecias e ciências” e “Profetas da Chuva no Imaginário do Audiovisual”, respectivamente.

Serviço

Aniversário de 49 anos da Cagece
Onde: canal oficial da companhia no Youtube – Cagece Oficial

Programação:

Segunda-feira (20), às 17h
Lançamento do livro e documentário “Os Profetas – pelo observar da natureza e o desejo de chover”
Participação especial: Claudia Albuquerque (escritora e jornalista), Fabiano Piúba (escritor e Secretário de Cultura do Ceará) e Gilmar de Carvalho (escritor e pesquisador)
Mediação: Osiel Gomes (produtor cultural)

Terça-feira (21), às 17h
Live “Observadores da Natureza: profecias e ciência”
Participação especial: Benedito Teixeira (escritor e jornalista), Karla Martins (pesquisadora e psicóloga) e Meiry Sakamoto (metereologista e pesquisadora da Funceme)
Mediação: Dalviane Pires (escritora e jornalista)

Quarta-feira (22), às 17h
Live “Profetas da Chuva no Imaginário Audiovisual”
Participação especial: Bete Jaguaribe (jornalista e professora), Vitor Grilo (realizador audiovisual) e Wolney Oliveira (cineasta)
Mediação: Osiel Gomes (produtor cultural)