Sesa lança cartilha sobre prevenção à Covid-19 para população em situação de rua

17 de julho de 2020 - 17:12 # # # #

Diego Sombra - Ascom Sesa

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) desenvolveu uma cartilha para reforçar as medidas de prevenção à Covid-19 entre pessoas em situação de rua, consideradas ainda mais vulneráveis à infecção pelo coronavírus. Com ilustrações e uma linguagem acessível, o material está sendo repassado para 20 entidades do Estado que trabalham com este perfil da população
.
“A cartilha contém imagens e informações numa linguagem direta para que as entidades e associações possam trabalhar o material e orientar as pessoas em situação de rua sobre as ações de cuidado e prevenção diante da pandemia de Covid-19”, ressalta a coordenadora de Politicas Intersetoriais da Sesa, Rane Félix.

Além de explicar o que é o coronavírus e como ele pode ser transmitido, a cartilha traz informações sobre os principais sintomas da Covid-19 e reforça as dicas de prevenção para evitar a disseminação da doença. O documento está disponível aqui.

Outras ações

Ainda durante a pandemia, a Sesa desenvolveu o Projeto Rede Rua: Ações Emergenciais para Pessoas em Situação de Rua na Pandemia de Coronavírus. O objetivo é estimular a prevenção e o cuidado para pessoas em situação de rua, além de garantir segurança para profissionais que trabalham com esse segmento populacional.

A iniciativa permitiu a testagem de profissionais de saúde e a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para quatorze entidades da sociedade civil e seis da rede governamental, que incluem Centros Pop localizados na capital e em demais municípios do Estado. Ao todo, já foram distribuídos mais de 80 mil itens de EPIs e insumos, como máscaras simples e cirúrgicas N95, luvas, aventais, óculos de proteção, toucas e tubos de álcool em gel.

“Fizemos um plano de contingência intersetorial para pessoas em situação de rua no contexto pandêmico, que visa definir as estratégias a serem desenvolvidas para minimizar os efeitos da Covid-19. No Plano, a Sesa, juntamente com diversas secretarias do Governo do Estado do Ceará, reafirma seu compromisso em apoiar e articular junto aos municípios as ações, projetos e programas que priorizem as populações vulneráveis, em especial as pessoas em situação de rua”, explica Rane Félix.

Orientação

A Secretaria da Saúde do Estado elaborou uma nota técnica com orientações específicas sobre a assistência às pessoas em situação de rua. O documento é para orientar sobre a atuação de profissionais de saúde e embasar o trabalho realizado por instituições governamentais e não governamentais. Confira o arquivo.