PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Encontros virtuais formam equipe técnica do projeto Esporte e Superação

20 de julho de 2020 - 17:25 # # # # #

Ascom SPS

Promoção da cidadania e inclusão social é o tema do terceiro encontro virtual que a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) promove, nesta terça-feira (21), a partir das 8h, para trabalhadores e operadores do projeto Esporte e Superação. O encontro on-line deve reunir cerca de 300 pessoas em um debate com a secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Lia Gomes; o coordenador de Cidadania, Tadeu Lustosa, e a coordenadora do programa Vapt-Vupt, Irene Dantas.

Na pauta das exposições estão o conceito de cidadania, a história dos direitos civis no Brasil, sua inserção enquanto política pública e as principais ações desenvolvidas no Ceará. Os gestores da SPS irão detalhar os principais serviços ofertados, demandas, impacto, público alvo e os atendimentos realizados pelo programa Caminhão do Cidadão e unidades Vapt-Vupt.

Desenvolvido pela SPS em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e Federação de Triathlon do Ceará (Fetriece), o Esporte e Superação busca promover a inserção social de crianças e jovens, incluindo pessoas com deficiência, por meio de atividades esportivas, recreativas e lúdicas. A meta do projeto é atender, ao longo de um ano, sete mil pessoas, com idades entre oito e 29 anos, de Fortaleza e Sobral.

Como explica a secretária Lia Gomes, os encontros semanais buscam socializar com os integrantes do programa as políticas públicas executadas pela SPS. “Queremos mostrar o que fazemos para a sociedade e desenvolver ações em consonância com nossas políticas, em especiais as transversais”, pontua, explicando que assim será possível formar multiplicadores com viés humanitário e olhar sensível às causas sociais.

Programação semanal

– Data: 21 de julho (terça-feira)
Tema: Políticas de Cidadania desenvolvidas pela SPS, emissão de documentos e as unidades de atendimento Vapt Vupt.

– Data: 28 de julho (terça-feira)
Tema: Política de proteção à pessoa ameaçada

– Data: 04 de agosto (terça-feira)
Tema: Ações e projetos desenvolvidos para pessoas com deficiência, suas necessidades, demandas, respeito e inclusão.

– Data: 11 de agosto (terça-feira)
Tema: Enfrentamento ao racismo, Questão racial, igualdade étnico e racial, inclusão e a política de cotas