Grupo Laboral Crew participa do episódio final da série “Nós no Batente”

20 de julho de 2020 - 16:36 # # # #

Ascom Porto Dragão

Para o fim da temporada, os entusiastas das artes cênicas poderão acompanhar a trajetória do grupo Laboral Crew que completa os 10 episódios deste panorama da dança e teatro cearense

Buscando realizar um recorte deste momento atual e pensar no futuro, o Porto Dragão, em parceria com a Prodança e o Levante – Teatro de Grupo, realizou o programa “Nós no Batente”, uma série documental de 10 episódios que mostra um panorama do viver de arte através de entrevistas com grupos do teatro e da dança do Ceará. Enquanto as lonas foram desmontadas, as cortinas fechadas e os palcos esvaziados, o “Nós no Batente” mostrou o quanto a arte é relevante e resiste dentro de cada um de nós, destacando, ao longo dessa temporada, o grande valor do papel do artista e da cultura em nossa sociedade. E como é possível se articular através das plataformas digitais, co-criando e promovendo diálogos.

Apresentaram-se, diretamente de suas casas e de seus espaços, os grupos de teatro Cia. Prisma de Artes, Pavilhão da Magnólia, Teatro Máquina, Grupo Bagaceira, Grupo Expressões Humanas e, de dança, os grupos Laboral Crew, N Infinito, Dança Libras, Cia. Dita e Coletivo Yabás. Ao longo dessas 10 semanas, um novo episódio estreou no canal do Youtube do Porto Dragão, apresentando perspectivas, trajetórias, criatividade e impressões sobre os tempos vividos. Grupos de diferentes poéticas, épocas, argumentos, eixos temáticos, territórios, formando um panorama múltiplo, diverso e talentoso da dança e teatro.

As abordagens de cada um deles foram as mais diversas e mostraram, mais uma vez, que a arte está viva, ainda que se adaptando a essas novas tecnologias e a esses novos tempos. Victor Hugo Portela, integrante da Prodança, comenta como a experiência foi rica, exercitando esse papel de curadoria, que se mostra como uma possibilidade profissional no campo da dança. “Foi um desafio escolher os 5 grupos da dança, pensando em como construir uma linha que apontasse pra multiplicidade que temos no Ceará. Entendemos que, através do repertório dos grupos, o Nós no Batente, além de celebração das artes cênicas, fica também como um portfólio para estes artistas”, ressalta Victor.

O superintendente do Porto Dragão, João Wilson Damasceno comenta que “muita gente tem encontrado conforto na arte e ficamos felizes em saber que contribuímos, de alguma forma, oferecendo esse conteúdo de qualidade, idealizado, realizado e protagonizado por cearenses. A iniciativa de apresentar e disseminar o fazer arte em um momento tão necessário como o de agora, reforça a importância da cultura durante esses meses de isolamento social. Pudemos, também, incentivar diversos grupos a manterem-se ativos. Chegamos ao fim da temporada, com a sensação de dever cumprido e com muitas boas novidades que chegarão em breve”, completa João Wilson.

SOBRE O LABORAL CREW

Fechando a temporada, o grupo Laboral Crew para apresenta sua arte em forma de dança urbana e conta como estão mantendo seu trabalho vivo, nesse tempo de adversidades. Exatamente com este mesmo desafio, se manterem ativos, que o 10 jovens vindos do Bom Jardim, umas das periferias mais vulneráveis de Fortaleza, buscam na dança a fonte para transformar vidas de crianças e jovens da comunidade. Em atividade há quase 7 anos, o Laboral Crew vem criando trabalhos que abordam o dia-a-dia de cada participante e apresentando as fragilidades e dificuldades do cotidiano da periferia. Além da participação em batalhas de danças urbanas, o Laboral Crew possui espetáculos de autoria própria, entre eles Nato, De Jovem pra Jovem, Home, “VAI DÁ BOOM”, Essência e LAR.

O coordenador do coletivo, Erick Flor, afirma que durante todos esses 7 anos de atuação no mercado da cultura, eles conseguiram atingir inúmeros jovens em situação de risco da comunidade, levando a dança pra dentro de seus lares, colocando na arte, quem poderia estar nas ruas. “O Laboral Crew virou lugar de pertencimento para os jovens em que nele atuam. Os espetáculos que criamos e apresentamos vão muito além dos ‘dançarinos’: eles atingem suas famílias, os acompanham em suas escolas ou entram em seus locais de trabalho”, afirma Erick.

SERVIÇO

Programa “Nós no Batente”, com Coletivo Laboral Crew
Episódio 10, em 22/7, quarta-feira, 19h30
Canal do Porto Dragão no Youtube
www.Youtube.com/PortoDragao
@portodragaoce (Instagram)