HGF tem 1.000 pacientes recuperados de Covid-19

22 de julho de 2020 - 13:13 # # #

Márcia Ximenes - Ascom do HGF

Após 12 dias internado com Covid-19, o servente de pedreiro Benedito Gonçalves Alves, 55 anos, estava ansioso pela volta para casa. O sentimento era o mesmo para Beatriz Pereira, 29 anos, que aguardava o pai na entrada do hospital de campanha do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado.

“A família toda está esperando por ele. Os cinco filhos estão todos animados porque ele está voltando pra casa e voltando bem”, comemorou a dona de casa. O reencontro aconteceu na última terça-feira (21). Benedito foi o milésimo paciente recuperado de Covid-19 no HGF.

Febre, tontura, fadiga e desconforto respiratório foram os sintomas que levaram Benedito a procurar uma unidade de saúde ainda no começo de julho. Com o agravamento do quadro, ele foi transferido para o HGF. “Ficou todo mundo desesperado. Foi um abalo pra toda a família, mas a gente entregou na mão de Deus e dos médicos”, contou a filha Beatriz.

Benedito está entre os 1.921 pacientes que ficaram internados no HGF por conta do coronavírus. Durante o pico da doença, nos meses de abril e maio, o Hospital chegou a ter uma média de 400 pacientes internados em leitos de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A coordenadora da enfermaria Covid da Unidade e especialista em clínica médica, Ivna Cavalcante, lembra do trabalho intenso de toda a equipe ao longo da pandemia. “Eu sou muito grata a toda a equipe do HGF que, mesmo diante do medo e do cansaço, manteve força para trabalhar e possibilitar a recuperação de 1.000 pessoas que puderam reencontrar suas famílias”.

Com aplausos, a equipe do hospital de campanha do HGF fez questão de acompanhar a saída do milésimo paciente a receber alta. Lucas de Oliveira, médico plantonista do hospital de campanha e da emergência Covid, relatou o sentimento da equipe naquele momento. “É uma realização profissional e, principalmente, pessoal ver um paciente que lutou contra a Covid reencontrar sua família e ir saudável para casa. É muita felicidade e sentimento de dever cumprido ter contribuído para a recuperação de cada um desses 1000 pacientes”, diz.

O encontro entre Benedito e a família foi emocionante e cheio de gratidão. “O alívio de poder levar meu pai para casa é muito grande. Muito obrigada a Deus e a toda a equipe do HGF”, agradeceu.

 

Ouça:

O sentimento era o mesmo para a filha dele Beatriz Pereira, de 29 anos, que aguardava o pai.

O diretor geral do Hospital, Daniel de Holanda Araújo, comemorou a marca, reconhecendo o trabalho dos profissionais de saúde que se empenharam na recuperação dos pacientes e nas ações de combate à Covid-19 no Ceará.

Com aplausos, a equipe do hospital de campanha do HGF fez questão de acompanhar a saída do milésimo paciente a receber alta. Lucas de Oliveira, médico plantonista do hospital de campanha e da emergência Covid, relatou o sentimento da equipe naquele momento.