Astronomia: Uma live especial sobre Delta Aquaridas

27 de julho de 2020 - 16:40 # # # # #

Ascom Secitece

Conexão Secitece reúne astrônomos cearenses para debater e ensinar tudo sobre chuva de meteoros

Um dos fenômenos astronômicos mais importantes de 2020, a Delta Aquaridas será o tema da próxima live do Conexão Secitece, uma live/debate semanal promovida pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior.

Os convidados desta quarta-feira (29/07), são o astrônomo e pesquisador em meteoros Lauriston Trindade; o físico e astrônomo Emerson Ferreira (UVA) e o diretor do Planetário Rubens Azevedo e Seara da Ciência, Dermeval Carneiro. O mediador do debate, que terá início às 17h nas mídias sociais da Secitece, será o secretário executivo da Secitece, Francisco Carvalho.

A chuva de meteoros terá seu ápice os dias 28 e 29 de julho, com boa visibilidade no Hemisfério Sul, graças a sua intensidade e duração. São até 25 meteoros por hora. Outra característica interessante é que, se comparados a outros, esses meteoros são mais brilhantes e mais lentos, deixando riscos longos e luminosos no céu.

Serviço:

Live-debate “Delta Aquaridas: o que você precisa saber sobre a chuva de meteoros”
Data: 29/07/2020
Horário: 17 horas
Local: Canal Secitece no Youtube e nos perfis @secitece no Facebook e Linkedin

Conheça os debatedores:

Lauriston de Sousa Trindade, nascido em Maranguape-CE, é membro da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) desde 2015. Descobridor de duas chuvas de meteoros e co-descobridor de outras 125 chuvas de meteoros. Já soma três participações em eventos nacionais de Astronomia (ENAST 2015, ENAST 2018 e ENAST 2019), duas participações em Conferências Internacionais de Meteoros (Sérvia 2017, Eslováquia 2018). Atualmente, se dedica a pesquisa de órbitas de meteoros, asteroides e cometa, com publicação de artigos em revistas especializadas da área de Meteoros.

Astrônomo Amador, Membro da BRAMON (Brazilian Meteor Observation Network), Membro da International Meteor Organization, Membro do Grupo de Estudos em Astronomia Zênite, Membro do Clube de Astronomia de Fortaleza (CASF), Membro do Clube de Astronomia e Astrofísica de Maranguape (CAAMPE), Membro do Grupo de Astronomia Perseus BRAMON: www.bramonmeteor.org IMO: https://www.imo.net

Emerson Ferreira de Almeida é bacharel em Física Geral e Fundamental (1994), mestre em Física da Matéria Condensada pela UFC (1997) e licenciatura pelo Curso de Formação Especial da UVA (1999). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual Vale do Acaraú, atuando no Curso de Licenciatura em Física.

É astrônomo amador e tem experiência nas áreas de Física da Matéria Condensada, Ensino de Física e Divulgação Científica. Atuou como diretor técnico científico do Museu do Eclipse – Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral e do Planetário de Sobral – Secretaria de Educação de Sobral, entre os anos de 2005 e 2019.

Dermeval Carneiro Neto é Coordenador de Astronomia da Seara da Ciência/UFC e diretor do Planetário Rubens Azevedo, instalado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. É presidente da SBAA (Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia), Diretor da ABP (Associação Brasileira de Planetários).