HGCC orienta sobre câncer de cabeça e pescoço

27 de julho de 2020 - 15:55 # # # # # #

Wescley Jorge - Ascom do HGCC

O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, promoveu uma ação para pacientes em atendimento na unidade com foco nas formas de prevenção e no tratamento do câncer de cabeça e pescoço. Realizada na última sexta-feira (24), a iniciativa tem como objetivo orientar e esclarecer dúvidas a respeito da doença.

Nesta segunda-feira (27), celebra-se o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. A ação realizada no HGCC tem relação com o Julho Verde, campanha que alerta para a prevenção do problema.

“Lembrar sobre a prevenção contra o câncer de cabeça e pescoço é fundamental. O mês de julho é dedicado às estratégias de prevenção e orientação dos pacientes sobre esses tumores”, ressalta o médico André Cortez. Ele lembra que o diagnóstico precoce é fundamental para tratamento. A dona de casa Simone Lopes veio para a segunda consulta com o cirurgião e aprovou a iniciativa do hospital. “É de grande importância. Muitas vezes, não temos noção de que determinados hábitos podem nos prejudicar. Receber essas informações é muito eficaz”, diz a paciente.

Durante os últimos meses, por conta da pandemia de coronavírus, o HGCC inovou e disponibilizou as consultas por teleconferência, a partir do serviço de telemedicina da unidade. Gradualmente, algumas consultas voltaram a ser feitas de maneira presencial, respeitando todas as medidas de segurança recomendadas nos decretos governamentais. “Estamos retornando gradativamente. Com esse retorno aos poucos, aproveitamos para passar as orientações”, informa a enfermeira Leide Daiane Liberato Castro.

Prevenção

Os principais sintomas do câncer de cabeça e pescoço são rouquidão constante, tosse persistente, feridas na boca que não cicatrizam, desconforto ou dor para engolir, nódulos na região da cabeça e pescoço, placas esbranquiçadas ou avermelhadas na língua ou gengiva e dificuldade respiratória.

De acordo com o médico André Cortez, anualmente, cerca de 20 mil pessoas são acometidas pelo câncer de cabeça e pescoço no Brasil. O especialista reforça que os principais riscos para a doença são o hábito de fumar e de ingeri bebidas alcoólicas em excesso, além da má higiene oral. “Nos últimos anos, tem aparecido outro fator de risco, que é o papilomavírus humano (HPV)”, revela.

A melhor maneira de combater a doença está relacionada com o estilo de vida, que pode contribuir para a incidência do câncer de cabeça e pescoço. As mudanças de hábitos, como parar de fumar, reduzir a ingestão de bebida alcoólica, utilizar preservativos nas relações sexuais e manter a higiene oral adequada são atitudes fundamentais para prevenir a doença.