HGF retoma atendimentos emergenciais na obstetrícia

27 de julho de 2020 - 17:05 # # # #

Márcia Ximenes - Ascom HGF

A emergência obstétrica do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, está em pleno funcionamento, atendendo novamente a população com o perfil porta aberta. Devido à pandemia de Covid-19, o serviço estava recebendo pacientes via Central de Regulação do Estado.

A mudança de perfil do atendimento no início da pandemia está entre as estratégias adotadas pela direção do hospital no combate ao coronavírus. O espaço físico onde funciona a emergência obstétrica foi adaptado e utilizado como emergência Covid, proporcionando uma divisão no fluxo de entrada dos pacientes da unidade, como explica a diretora-técnica do HGF, Judith Caetano. “Foi a melhor forma de manter seguro aquele paciente que procurou nossa emergência por outras enfermidades e também de garantir um atendimento bem direcionado para os pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19”.

A emergência obstétrica do HGF tem uma média de 1.300 atendimentos mensais e conta com serviços como acolhimento com classificação de risco, atendimento com equipe obstétrica, salas de observação e salas de medicação. A ginecologista e obstetra e chefe do serviço de obstetrícia do HGF, Shirley Bruno, enfatiza que o atendimento obstétrico da unidade não parou durante a pandemia.

“Apesar da mudança de perfil, em momento algum nós deixamos de receber as pacientes grávidas que necessitaram de atendimento. Continuamos recebendo por meio da Central de Regulação”, lembrou.

Por causa da diminuição dos atendimentos de emergência a pacientes com Covid-19 no HGF, foi possível retomar o perfil porta aberta do atendimento emergencial do serviço de obstetrícia. A ginecologista e obstetra afirma que o serviço retomou ao que era antes da pandemia, mas com algumas adaptações, como a classificação de risco para pacientes com sintomas gripais.

“Foi reservada uma sala de isolamento para pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 e que precisem de atendimento obstétrico ou tenha outras intercorrências durante a gravidez”, finaliza.intercorrências durante a gravidez”, finaliza.