Projeto Covida atende mais de 3.500 pessoas durante pandemia de Covid-19

31 de julho de 2020 - 10:36 # # # # #

Débora Morais - Texto
Fabio dos Santos - Arte gráfica

Com o objetivo de oferecer orientação especializada em saúde mental à população, bem como dar suporte a profissionais da saúde, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) criou o projeto Covida. A plataforma de atendimento inteligente foi disponibilizada nos sites do Governo do Estado, por meio do Plantão Coronavírus, e atendeu gratuitamente cerca de 3.500 pessoas. A iniciativa foi realizada em parceria com o Laboratório de Inovação de Dados (Íris).

O coordenador de Políticas de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Sesa, Adriano de Souza, conta que o serviço de teleatendimento foi prestado na modalidade de plantão psicológico. O suporte tem sido fundamental para oferecer suporte a pessoas que apresentam, por exemplo, um quadro de ansiedade e medo relacionado a este período de pandemia.

“Passamos a identificar que a assistência precisou ser por meio de teleatendimento, pois a procura da população pelo programa ficou maior. O desenrolar desse processo foi muito além da plataforma. Envolvemos a humanização com o paciente, o que foi essencial”, relata.

Desde que foi lançado, no início de abril, o Plantão Coronavírus oferece atendimento com foco em saúde mental a pessoas maiores de 18 anos e a trabalhadores da saúde. Ao todo, 160 profissionais voluntários, entre psicólogos, psiquiatras e preceptores de residências, revezaram-se nos atendimentos psicológicos. O serviço foi disponibilizado 24 horas por dia e cada atendimento tem duração de 30 minutos.

O atendimento virtual contribuiu para preservar a saúde tanto dos pacientes quanto dos psicólogos, além de garantir agilidade na assistência.“Não só no pico da doença o projeto deu esse suporte, como também está deixando um legado para o futuro, porque foram treinados e habilitados mais de 600 profissionais da rede pública para o atendimento em primeiros socorros psicológicos durante a pandemia de Covid-19”, destaca Adriano.

Plantão Coronavírus

Whastapp: (85) 9 8439-0647
TeleSaúde: 0800 275 1475
Site: coronavirus.ceara.gov.br

 

 

Ouça:

Para o coordenador de Políticas de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Sesa, Adriano de Souza, tão importante quanto o suporte às pessoas é o legado que vai ficar para os profissionais.