Ciopaer da SSPDS realiza treinamento com Bambi Bucket para combate aos incêndios no Estado

5 de agosto de 2020 - 17:58 # # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos


Com o intuito de aperfeiçoar as técnicas utilizadas no combate a incêndios no Estado, a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizou um treinamento, nesta segunda-feira (03), voltado para a utilização do Bambi Bucket método de controle ao fogo. O funcionamento do dispositivo, que é acoplado ao helicóptero, foi apresentado para 27 alunos na sede da Ciopaer.

O dispositivo, que tem o formato de uma grande cesta, é capaz de transportar de 550 até 910 litros de água. O sistema, utilizado mundialmente, é uma ferramenta que atua de forma estratégica no combate a incêndios. No Ceará, o equipamento é utilizado também durante o período de estiagem, quando há um aumento no número de casos de queimadas. De acordo com o relações-públicas da Ciopaer, capitão PM Elton Oliveira, o curso, que é um treinamento anual previsto no manual de segurança operacional, é voltado para o aprimoramento técnico do efetivo e para demonstrar mais um método de auxílio de controle do fogo.

“O Bambi Bucket é um reservatório de lona com capacidade para captar de 550 ou 910 litros de água, dependendo do modelo e da aeronave empregada pela Ciopaer. O dispositivo é utilizado em operação de carga externa com o uso do helicóptero e tem sido uma grande ferramenta no combate aos incêndios. Diante da localização estratégica das nossas bases, estamos prontos para atuarmos nessas situações de Norte a Sul do nosso Estado”, destacou o capitão.

O treinamento, que ocorreu no auditório da sede da Ciopaer, contou com seis instrutores e 27 alunos, onde foram repassadas informações durante oito horas de aulas teóricas. Após isso, os alunos puderam aprender a manusear e observar como funciona o dispositivo durante duas horas de aulas práticas.