ESP/CE lança livro sobre experiência de Educação Permanente em Saúde em Caucaia

5 de agosto de 2020 - 17:41 # # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP/CE - Texto e Fotos


A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), unidade da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), em parceria com a Prefeitura de Caucaia, lançou nesta quarta-feira (5) o livro “Educação Permanente em Saúde como Ferramenta de Gestão – A Experiência do Município de Caucaia”. A solenidade foi transmitida ao vivo pelo o YouTube e reuniu gestores, profissionais de saúde e acadêmicos cearenses.

Durante o lançamento da publicação, o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, destacou a importância da defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) para a consolidação e o aperfeiçoamento das práticas em saúde no Brasil. “Esse sistema é o maior e mais justo plano de saúde que nós temos. O SUS tem, também, uma preocupação com a educação permanente dos profissionais de saúde e da população para a promoção da saúde”, afirmou.

Tomando como referência esse cuidado, o supervisor do Centro de Investigação Científica (Cenic) e organizador do livro, Jadson Franco, ressaltou a importância da ESP/CE para fomento de conhecimento no Estado. “O lançamento dessa publicação nos faz pensar na construção de uma comunidade de práticas em que nossos profissionais tenham um espaço onde saberes e práticas desenvolvidos nos cenários de atuação sejam reconhecidos e partilhados”, concluiu.

Além do lançamento do livro, a cerimônia marcou a apresentação do Projeto de Lei que visa instituir, em Caucaia, o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS). A formação permanente dos trabalhadores do SUS está entre os principais objetivos da proposta. “O núcleo é uma das ferramentas que viabilizam esse aperfeiçoamento continuo do profissional. Sem um bom profissional de saúde, não há sistema de que se sustente, não há cidadão satisfeito e nem atendimento”, finalizou Marcelo.

A cerimônia de lançamento da publicação contou, ainda, com uma homenagem à sanitarista Miria Lavor, que faleceu em junho deste ano. Ao lado do esposo, Carlile Lavor, atual diretor da Fiocruz Ceará, ela protagonizou iniciativas de grande valor para a saúde pública no Ceará e no Brasil, tendo contribuído por diversas vezes em projetos da ESP/CE.

Palco de Honra

Participaram da cerimônia o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara; o prefeito do município de Caucaia, Naumi Amorim; o secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares; a deputada estadual Érika Amorin; a organizadora do livro, Maria Idalice Barbosa; e o diretor da Fiocruz Ceará, Carlile lavor.

O livro

Realizado por meio de parceria entre a ESP/CE e a Prefeitura de Caucaia, o livro “Educação Permanente em Saúde como Ferramenta de Gestão – A Experiência do Município de Caucaia” traz um apanhado de textos baseados nas experiências de diferentes profissionais atuantes na Atenção Primária à Saúde em Caucaia.