Semana do estudante tem programação especial com atividades culturais e incentivo ao protagonismo jovem

10 de agosto de 2020 - 09:57 # # # # # # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc

Ao longo de todo o mês de agosto, a Secretaria da Educação (Seduc) realiza diversas ações em homenagem aos estudantes. Na semana em que se comemora o dia deles, principais atores do processo educacional, foi preparada uma programação especial com atividades culturais e incentivo ao protagonismo jovem. O movimento será realizado de forma virtual e faz parte da Conexão Seduc. A ocasião também marca o retorno às aulas, de maneira remota, nas escolas da rede pública estadual de ensino.

Clique aqui e acesse a programação detalhada da Conexão Seduc desta semana

Nesta segunda (10), terça (11) e sexta (14), a partir das 14h, haverá transmissão ao vivo de uma mostra cultural com produções de alunos que se destacaram no Festival Alunos que Inspiram em 2019. Obras nas categorias de desenho, cordel, fotografia, música intérprete, conto, escultura, poema, música autoral, grafite, quadrinhos, crônica e pintura serão apresentadas ao público e comentadas pelos mediadores do evento, que também serão estudantes.

Quarta-feira será o dia dedicado aos colóquios temáticos. A partir das 14h, os participantes poderão trocar ideias sobre assuntos como organização de rotina, uso de jogos virtuais, construção de trajetórias de sucesso e sarau virtual. Os apresentadores e debatedores serão alunos do Ensino Médio.

Finalizando a semana de programação especial, na sexta-feira, às 16h, haverá webinar tratando sobre o protagonismo estudantil. O encontro também será conduzido por jovens, atuantes tanto nos grêmios escolares, como nas comunidades em que vivem e em movimentos sociais.

Aulas

Paralelamente a estas atividades, a semana também terá momentos dedicados à aprendizagem de conteúdos da base curricular. Além das live aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que continuam ocorrendo com transmissão pelo Youtube, será iniciado nesta segunda-feira (10) o Programa Vamos Aprender, que exibirá nas TVs Ceará e Assembleia programação educativa diária, contemplando todos os níveis de ensino da educação básica.

Formação

Os educadores também terão acesso a atividades específicas ao longo desta semana, começando por uma webinar sobre a programação de apoio à formação docente – eixo competências para a avaliação formativa, na segunda-feira, às 16h.

Na quinta-feira (13), às 14h, será transmitida live a respeito do acolhimento do outro na empatia do encontro, com a participação de professores e profissionais da área da saúde mental.