Em alusão ao Mês do Folclore Brasileiro, Entre Telas Dança discute arte e identidade com Lourdes Macena

11 de agosto de 2020 - 14:46 # # # #

Ascom Porto Iracema das Artes

A live também celebra os quase 40 anos do Grupo Miraíra – Folclore do IFCE, coordenado pela professora

A essência de um povo pode ser contemplada por seu folclore, onde arte, cultura e narrativas se misturam para lembrar e reafirmar sua identidade. Comemorado no dia 22 de agosto, o Folclore Brasileiro ganha destaque no Porto Iracema durante a próxima live do Entre Telas Dança. O evento celebra, também, os quase 40 anos do grupo Miraíra, que desde 1982 vem promovendo ações artísticas e educativas em prol da difusão e dinamização da cultura popular. A live será transmitida pelo Instagram do Porto Iracema na próxima quinta-feira (13), a partir das 15h, e contará com participação da professora Lourdes Macena, criadora e coordenadora do projeto.

Com funcionamento no Instituto Federal do Ceará (IFCE), a atividade multidisciplinar atua na cidade de Fortaleza e em outros territórios brasileiros. Em forma de laboratório, o grupo desenvolve ações artísticas e educativas a fim de contribuir para o empoderamento dos saberes e fazeres tradicionais, principalmente no que diz respeito aos usos e costumes do povo cearense. Hoje é um dos grupos mais respeitados da capital cearense na pesquisa da temática, trabalhando com matrizes estéticas tradicionais e se utilizando, principalmente, de dança, teatro e música.

Doutora em Artes, professora em Danças Populares do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e diretora do grupo, Lourdes falará sobre a data e suas relações com a arte e identidade brasileira e local, além de discutir sobre ações desenvolvidas no laboratório. O bate-papo terá mediação da coordenadora dos Laboratórios de Criação da Escola, Cláudia Pires.

O Entre Telas é mais uma das ações promovidas pelo Porto Iracema durante o período de isolamento social. A atividade, realizada em diversas linguagens, vem promovendo conversas online com artistas e pesquisadores a fim de debater a criação artística em diferentes contextos. A última edição do Laboratório de Dança trouxe a coreógrafa e professora baiana, Janne Ruth, para falar sobre o documentário “50 anos de história na dança”, que registra sua trajetória pessoal e profissional.

Sobre Lourdes Macena

Doutora em Artes, professora em Danças Populares do Instituto Federal do Ceará (IFCE), diretora do grupo Miraira, professora da Licenciatura em Teatro, coordenadora do PPGArtes do IFCE.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: “Em alusão ao Mês do Folclore Brasileiro, Entre Telas Dança discute arte e identidade com Lourdes Macena”
Quando: Próxima quinta-feira (13), a partir das 15h
Onde acessar: Perfil no Instagram do Porto Iracema das Artes