Secult e Hub Cultural do Ceará promovem abertura do webinário Jornada de Pensamento

11 de agosto de 2020 - 14:43 # # #

Ascom Porto Dragão

O secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba e o professor e pesquisador do Observatório de Economia Criativa – UFRGS, Leandro Valiati participam de debate no Youtube do Porto Dragão na quarta-feira, às 16h

Nunca se falou tanto sobre a importância da produção cultural e artística, sua circulação e consumo de seus bens e serviços. A capacidade que o setor tem de gerar negócios e a sua relevância para o desenvolvimento de nossa sociedade evidencia-se, principalmente, neste momento delicado e reforça a importância de melhor compreendermos a contribuição da economia da cultura e abrirmos espaços para debates sobre estratégias de fortalecimento e profissionalização das artes.

E com este objetivo de discutir o crescimento e desenvolvimento da Economia da Cultura no Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e o Hub Cultural do Ceará convidam a para o evento de abertura da primeira edição do webinário Jornada de Pensamento, com o tema ‘Viver de Arte’, que acontecerá nesta quarta-feira (12/8). Para os demais encontros, que envolvem acesso a palestras e debates ao vivo, a programação segue a partir de 17 de agosto (envio das primeiras palestras ao público inscrito), com o primeiro debate ao vivo acontecendo dia 19 de agosto, e demais ações que terão sequência de acordo com a programação, até o dia 7 outubro de 2020.

Na abertura do evento, o secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba e o professor e pesquisador do Observatório de Economia Criativa – UFRGS, Leandro Valiati, abordam o eixo central do webinário: “Arte, Cultura e Economia no Brasil contemporâneo” com mediação de Luisa Cela, Secretária Executiva de Cultura.

O Ceará exerce um papel importante para Economia Criativa do Nordeste. De acordo com o Painel de Dados do Observatório Itaú Cultural, realizado com consultoria de Valiatti, o Ceará é um dos Estados que mais possuem trabalhadores criativos – aproximadamente 178 mil, só no primeiro semestre de 2019 – ficando atrás somente da Bahia, com um pouco mais de 183 mil. No entanto, quando o assunto é o total de empregados contratados pelos setores criativos, assume a liderança com cerca de 28% de toda a região. Os setores que se destacam são os de Moda, Atividades Artesanais e Tecnologia da Informação. Em 2017, foram quase 3 mil empresas no setor da Moda, passando tecnologia da Informação, com 787, e de Publicidade, com 400. Atividade Artesanal é o principal produto de exportação. Apenas no ano passado, por exemplo, o setor gerou o valor próximo de US$ 22 milhões, tendo como maior parceiro a região da América do Sul, responsável por mais de US$16 milhões de todo o valor.

Desta forma, durante os próximos 3 meses, os inscritos no Webinário Jornada de Pensamento poderão acessar e debater, de forma ampla e colaborativa, conteúdos sobre o ‘viver de arte’ em 4 eixos, além do eixo central, que inspira a abertura do evento – ‘Arte, cultura e economia no Brasil contemporâneo’.

Os demais eixos são:

↪ Gestão e modelos de negócios para as artes;

↪ Fomento, financiamento e captação de recursos;

↪ Comunicação e relação com o público;

↪ Circulação e formação de redes

A “JORNADA DE PENSAMENTO: VIVER DE ARTE” é uma idealização e realização do Porto Dragão, equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar. Conta com parceria do Itaú Cultural, a curadoria e mediação do Prof. Dr. Alexandre Barbalho e a produção executiva da ATO Marketing Cultural.

METODOLOGIA

Cada um dos 4 eixos contará com trilhas abordadas por palestrantes, cujas falas são orientadas por uma questão tema com a mediação do professor doutor Alexandre Barbalho. A metodologia se dará através de palestras gravadas disponibilizadas ao público geral, acesso ao debate entre palestrantes e público, exclusiva para inscritos, além da produção e compartilhamento de conteúdo multimídia no canal do Youtube do Porto Dragão.

INSCRIÇÕES DE FLUXO CONTÍNUO

O webinário Jornada de Pensamento é gratuito, bastando apenas que o público realize sua inscrição em bit.ly/JornadadePensamento, onde também encontram-se informações sobre programação do evento. Após a inscrição, informes, conteúdos e acessos serão disponibilizados via e-mail, conforme programação do evento, que segue de Agosto a Outubro com ações semanais. Haverá certificado para participantes com presença igual ou superior a 75%, enviado ao final do Jornada de Pensamento.

SOBRE OS PALESTRANTES

FABIANO DOS SANTOS PIÚBA

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em História pela PUC/SP e historiador graduado pela UFC, ele foi Diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura (MinC) entre 2009 e 2011 e no ano de 2014. No Ministério da Cultura também assumiu a função de Secretário Substituto da Secretaria de Articulação Institucional entre 2008 a 2010 e de Coordenador de Articulação Federativa do Programa Mais Cultura no ano de 2008. No Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (CERLALC/UNESCO), organismo internacional ibero-americano e intergovernamental, assumiu no período de 2012 a 2013 a Direção de Leitura, Escrita e Bibliotecas. Foi Coordenador de Políticas de Livros e Acervos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará entre 2005 e 2006, ocasião em que concebeu o projeto Agentes de Leitura e coordenou a Bienal Internacional do Livro do Ceará.

LEANDRO VALIATI

Economista, PhD em Desenvolvimento Econômico e pós-doutorado em Indústrias Criativas (Sorbonne-Paris 13). Professor Titular de Indústrias Criativas e Economia da Cultura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil). Professor visitante e pesquisador na Queen Mary University of London (Reino Unido) e na Universidade Paris 13 – Sorbonne (França). Conselheiro em Indústrias Culturais e Criativas para o Ministério da Cultura, Unesco e OEI. Criador do Núcleo de Estudos em Economia Criativa e Cultura (NECCULT), tendo liderado, por 4 anos, 6 acordos internacionais (Brasil- Europa); 20 projetos de pesquisa em larga escala; 7 conferências internacionais; 12 livros e o projeto do Atlas Econômico da Cultura Brasileira. Conferencista internacional na Argentina, Brasil, Colômbia, Holanda, França, Itália, Espanha, Suécia e Reino Unido.

LUISA CELA

É psicóloga com mestrado em Saúde Pública. Desde 2014 atua no campo das políticas culturais, direitos humanos e cidadania. Exerceu a função de Diretora de Direitos Humanos na Rede CUCA – Fortaleza; no Instituto Dragão do Mar, desempenhou a função de Diretora de Cidadania Cultural, dirigindo o Centro Cultural Bom Jardim. Assumindo também a presidência do Instituto ECOA (Escola de Comunicação, Cultura, Ofícios e Artes) – Sobral.

PARCERIA COM ITAÚ CULTURAL

A primeira edição da Jornada de Pensamento tem o apoio do Itaú Cultural, parceiro do Porto Dragão em ações anteriores. Em 2019, a instituição paulista realizou no equipamento cearense o seminário Arte, Cultura e Política no Brasil Contemporâneo e a Caminhada Rumos. Agora, em sinergia com o debate sobre o crescimento e o desenvolvimento da Economia da Cultura, o Itaú Cultural fortalece esta discussão no webinário a partir das experiências da série de editais Arte como Respiro e com o Painel de Dados do Observatório Itaú Cultural, através da participação da Aninha de Fátima, gerente de Comunicação, e Leandro Valiati, professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e parceiro na produção do Painel de Dados, além de Rodrigo Savazoni, que ministrou aulas de Articulação e Mobilização de Recursos: uma perspectiva a partir do comum, nos cursos de produção cultural oferecidos pelo Observatório.

SOBRE O PORTO DRAGÃO + HUB CULTURAL DO CEARÁ

O Porto Dragão é uma instituição cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar, parte integrante do Hub Cultural do Ceará, que configura-se como um conjunto de estratégias de articulação, aceleração e impulsionamento de projetos artísticos-culturais, potencializando a profissionalização, produção e circulação de trabalhos, artistas e trabalhadores da cultura cearense.

Além do webinário Jornada de Pensamento, outras ações do Hub Cultural do Ceará realizadas foram o programa “Porto Dragão Sessions”, uma série que apresenta a nova cena musical do Ceará com 15 artistas cearenses em 08 episódios e o programa “Nós no Batente”, uma série documental que mostra o panorama das artes cênicas cearenses em 10 episódios apresentando 05 grupos de Dança e 05 grupos de Teatro. Ambos os projetos colaboram na difusão e impulsionamento dos artistas cearenses e estão disponíveis no canal do Youtube do Porto Dragão, assim como outros conteúdos de produção própria do Porto Dragão, como o bate-papo semanal “Conversa Sem Roteiro”, aulas sobre “Feminismos” com Helena Vieira e conteúdos selecionados em editais e convocatórias realizadas, como Cultura Dendicasa e Arte em Rede.

SERVIÇO

Webinário Jornada de Pensamento – 1ª Edição – “Viver de Arte”

Abertura oficial – 12 de Agosto às 16h no Youtube do Porto Dragão

Link do ao vivo da abertura: bit.ly/JornadadePensamentoEixoCentral

Inscrições gratuitas em bit.ly/JornadadePensamento

Mais informações: jornadadepensamento@gmail.com