Serviço de Verificação de Óbito conta com novo canal de atendimento

11 de agosto de 2020 - 17:06 # # #

Martina Dieb - Ascom Sesa - Texto
Jeorge Farias - Arte Gráfica

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) disponibiliza para a população cearense mais um canal de comunicação com o Serviço de Verificação de Óbito Dr. Rocha Furtado (SVO), da rede estadual. Agora, é possível entrar em contato com o órgão pelo número 0800.286.22.96 e ter acesso a diversas informações.

“É possível saber sobre encaminhamento de corpos ao SVO, receber orientações a respeito do preenchimento da declaração de óbito, como proceder em relação aos óbitos domiciliares, acionar o serviço móvel para atendimento domiciliar, tirar dúvidas sobre documentação, entre outros serviços”, explica a diretora-geral do SVO, Débora Nunes de Melo.

SVO

O Serviço de Verificação de Óbito funciona 24 horas, durante todos os dias da semana, para recebimento de corpos, emissão de declarações de óbitos e acolhimento de familiares e responsáveis por autorizações de necrópsias. Devido à pandemia de Covid-19, o SVO estabeleceu novas medidas de segurança e passou a realizar a autopsia verbal, que inclui entrevistas com familiares próximos a quem faleceu e uma análise externa do corpo.

A população deve acionar o SVO em caso de mortes decorrentes de causas naturais que aconteceram fora de unidades de saúde. Para óbitos que ocorrem em vias públicas, por acidentes ou por violência, a Perícia Forense do Ceará (Pefoce) deve ser acionada pelo 190.

Serviço móvel

Em Fortaleza, o SVO dispõe de atendimento móvel para atestar óbitos domiciliares de pessoas em condições crônicas, como idosos e acamados. O serviço funciona das 7h às 18h30 com equipes de plantão. A população pode entrar em contato pelo (85) 3101.2148 ou por meio do 0800.286.22.96.

 

Ouça:

A diretora-geral do SVO, Deborah Nunes de Melo, explica sobre o novo canal de comunicação.

A diretora Deborah Nunes de Melo esclarece sobre o atendimento para o interior do estado.