Hospital de Messejana orienta sobre os riscos do colesterol elevado

12 de agosto de 2020 - 16:53 # # # # # # #

Jéssica Fortes - Ascom HM

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, da rede pública da Secretaria de Saúde (Sesa), do Governo do Estado, é referência no tratamento de doenças do coração e alerta para os riscos do colesterol alto. Especialistas da unidade reforçam que a adoção de um estilo de vida saudável é fundamental para prevenir o problema.

Dividido em dois tipo, o LDL e o HDL, o colesterol é uma gordura produzida pelo organismo que desempenha funções essenciais no corpo humano. Quando está em excesso, o LDL, chamado de “colesterol ruim”, pode causar o acúmulo de placas de gordura nas artérias (aterosclerose), que dificultam ou impedem a passagem do sangue.

“A aterosclerose é silenciosa, leva a obstrução dos vasos sanguíneos e é uma das maiores causas de mortes do mundo. Muitas vezes, o primeiro sintoma que aparece já é fatal, como o infarto agudo do miocárdio e o AVC (Acidente Vascular Cerebral). Ambos acontecem quando há um bloqueio no fluxo sanguíneo”, alerta o cardiologista Glauber Gean Vasconcelos, coordenador do Serviço de Cardiologia do HM.

Para diminuir a quantidade deste tipo de colesterol ruim, o cardiologista diz que é fundamental elevar a quantidade de colesterol bom, o HDL. “O HDL faz uma espécie de limpeza nas artérias, removendo o colesterol ruim depositado e diminuindo, portanto, a formação das placas de gordura e consequentemente as suas complicações”, explica.

Para proporcionar este equilíbrio, reduzir os riscos e aumentar as taxas de colesterol bom, o cardiologista recomenda a adoção de hábitos saudáveis baseados em três pilares: prática regular de atividade física, alimentação balanceada e controle do estresse.

Atividade física

A prática regular de atividade física eleva o HDL. Os exercícios estimulam a produção de enzimas e reduzem os riscos de doenças do sistema circulatório. “O ideal é que haja uma rotina de atividades físicas de pelo menos 150 minutos por semana, ou seja, no mínimo 30 minutos por dia”, recomenda o cardiologista.

Alimentação

Uma alimentação rica em vegetais, frutas e fibras é necessária para combater a gordura no sangue. O hábito alimentar saudável deve ser implementado como estilo de vida. Também é fundamental beber bastante água, evitar fumar, o excesso de sal, açúcar, gorduras e o consumo de alimentos multiprocessados, além do uso excessivo de álcool.

Combate ao estresse

O estresse é um fator responsável por causar doenças cardiovasculares. Nosso organismo está preparado para lidar com condições de estresse, mas necessita alternar com períodos de relaxamento para a recuperação do equilíbrio hormonal. Ter uma rotina equilibrada, dormir mais de 6 horas por noite e investir em hábitos saudáveis, que deem prazer e relaxem o corpo e a mente, são importantes para amenizar o estresse no dia a dia. “Invista em você, dedique um tempo a fazer o que você gosta, no sentido de voltar-se para si. O autocuidado é essencial”, ressalta o cardiologista.

Ainda segundo o especialista, pacientes com histórico familiar de colesterol alto ou de doença cardiovascular são mais propensos a desenvolverem problemas e precisam de remédios de uso contínuo. “Também é imprescindível seguir o tratamento conforme a prescrição e manter o acompanhamento clínico com consultas periódicas e a realização de exames regulares”, complementa Glauber Gean.