Mais de 6,7 mil máscaras de tecido serão distribuídas a famílias de Fortaleza

12 de agosto de 2020 - 16:26 # # # # #

Ascom SPS
Thiara Montefusco - Foto

Mais de 6,7 mil máscaras de tecido serão distribuídas a famílias de Fortaleza

O Governo do Ceará vem investindo em ações para minimizar os riscos de transmissão do coronavírus entre as famílias em situação de vulnerabilidade social. À frente da distribuição dos kits de máscaras de tecido, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) entrega, nesta quinta-feira (13), 6.760 máscaras ao município de Fortaleza, beneficiando 1.352 famílias cearenses. Na ocasião, também serão entregues 33 kits de abordagem social para os dois Centros Pops e seis Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da Capital. O material será entregue pelo secretário-executivo da Proteção Social da SPS, Francisco Ibiapina, ao secretário municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Marcelo Nogueira.

Ao todo, foram cinco milhões de máscaras adquiridas pelo Governo do Ceará para serem doadas à população em situação de vulnerabilidade. As distribuições acontecem desde abril, totalizando 4.890 kits, distribuídos até o dia 12 de agosto. Com isso, já foram atendidos 175 municípios e beneficiadas 978 mil famílias cearenses. A ação é resultado da parceria entre Casa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Agência do Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece) e SPS.

“É uma alegria saber que a política de assistência social executada pela nossa Secretaria está alcançando não só famílias do interior, mas também da nossa Capital. Na próxima segunda-feira (17), vamos finalizar as entregas das máscaras, e isto é resultado direto do trabalho em equipe, engajamento e compromisso dos nossos técnicos com o povo cearense, sobretudo com as famílias mais vulneráveis do nosso Estado”, destaca a titular da SPS, Socorro França.

O secretário-executivo da Proteção Social, Francisco Ibiapina acrescenta: “Nesta entrega, estamos contemplando, além das famílias, os profissionais que atuam nos Creas e Centro Pop de Fortaleza. Homens e mulheres que trabalham na ponta do serviço de assistência social e que mesmo com a pandemia, não deixaram de atender a população e seguem atuando na busca ativa em territórios com incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, dentre outras situações de vulnerabilidade”.

“Nós conseguimos chegar em áreas urbanas e rurais do Estado do Ceará em tempo recorde, levando proteção ao povo cearense nos locais mais distantes. Reafirmo aqui que esta foi uma das missões mais gratificantes que pude participar nesses meus 38 anos de serviço público. Realizamos as entregas de forma intersetorial, com o apoio de técnicos tanto da assistência social como da saúde”, ressalta Regina Praciano, gestora da Célula de Segurança Alimentar e Nutricional da SPS.

Na próxima segunda-feira (17), serão entregues mais 110 mil máscaras para outros oito municípios do Litoral Oeste, Região Metropolitana e Maciço de Baturité. Serão contemplados Apuiarés, Umirim, Guaiúba, São Luís do Curu, Aratuba, Itapiúna, Mulungu e Pacoti.

Creas e Centros Pop

Os kits doados aos profissionais dos Creas e Centro Pop é composto por material didático com jogos educativos, materiais como borracha, cola, caneta, lápis e outros. Os kits de EPIs contém álcool em gel, luva descartável látex, máscara em tecido, protetor facial, protetor solar, touca descartável, bolsa, camisa e garrafinha de plástico.

Ainda nesta quinta-feira, serão entregues outros 61 kits pedagógicos e de proteção para 16 municípios cearenses. As entregas devem ocorrer simultaneamente. o objetivo dessa ação é dar maior segurança de trabalho aos profissionais que atuam nestes equipamentos. No total, serão atendidos os 113 Creas municipais e nove Centros Pop. Os kits são entregues aos representantes das secretarias municipais de assistência social.

 

Ouça:

À frente da distribuição dos kits de máscaras de tecido, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) entrega, a partir desta quinta-feira (13), 6.760 máscaras ao município de Fortaleza, beneficiando 1.352 famílias cearenses, como confirma a secretária da pasta, Socorro França.

Ao todo, foram cinco milhões de máscaras adquiridas pelo Governo do Ceará para serem doadas à população em situação de vulnerabilidade. A secretária Socorro França fala sobre a distribuição para os municípios.