Live debate inovações tecnológicas no combate à criminalidade

13 de agosto de 2020 - 13:49 # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos

Com o objetivo de expor sobre as inovações e o aperfeiçoamento de ferramentas tecnológicas utilizadas no combate à criminalidade no Ceará, o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, participou de uma live, na manhã desta quarta-feira (12), na sede da SSPDS. A iniciativa faz parte da 3° Edição do Simpósio Internacional sobre Tecnologia e Segurança Pública que é promovido pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF). O evento ocorrerá entre os dias 19 e 20 de outubro deste ano.

A live “A experiência do uso da tecnologia na segurança e novos horizontes”, além da participação do secretário André Costa, contou com a presença online dos delegados da Polícia Federal, Luciano Leiro e Edvandir Félix de Paiva, respectivamente, coordenador do Simpósio e presidente da ADPF; e do diretor de relações com mercado da empresa Digitro Tecnologia, Otávio Carradore. O titular da SSPDS falou sobre a importância de participar do evento e sobre como a tecnologia vem se tornando uma forte aliada na elucidação de crimes em todo território cearense.

“É uma satisfação, mais uma vez, estar participando desse simpósio, agora nessa etapa telepresencial devido à pandemia. A live é um aperitivo do que será mostrado no evento. Desde 2017, quando iniciei minha gestão na SSPDS, tenho focado, junto com policiais e pesquisadores de universidades, nessa área tecnológica. É um grande desafio, mas topamos essa missão para trazer mais melhoria na qualidade de vida da população cearense”, destacou.

Durante o encontro virtual, o secretário destacou os projetos desenvolvidos e utilizados pelos profissionais que pertencem o Sistema de Segurança do Estado. Entre eles, André Costa expôs o uso do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia) e do videomonitoramento, além do Big Data “Odin” e seu painel analítico “Cerebrum”. Todas as ferramentas têm auxiliado na elucidação de casos criminosos.

“Participar do evento é importante para mostrarmos que o Ceará tem se destacado a nível nacional. Temos demonstrado como trabalhamos em equipe, para as pessoas conhecerem um pouco mais as nossas ferramentas e como acontece o desenvolvimento delas. O Spia, o Big Data, o PCA (aplicativo Portal do Comando Avançado), e várias outras das nossas inovações têm sido utilizadas para solucionar casos reais e concretos. Mas é preciso deixar claro que tecnologia é uma ferramenta fundamental, mas que não resolve os problemas sozinha. Ela é um importante meio, mas não um fim em si mesmo, pois é aliada à investigação e às ações ostensivas”, frisou o secretário.

O evento

O 3° Simpósio Internacional de Segurança será realizado nos dias 19 e 20 de outubro deste ano, e ocorrerá no CICB – Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, e conta com apoio institucional da Polícia Federal, da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e de várias outras entidades do setor de segurança.

O evento promove o encontro de diversos gestores da segurança pública e privada para debater inovações tecnológicas no combate à criminalidade, bem como apresentar produtos e serviços relacionados ao tema na feira de exposições, com destaque para demonstrações de equipamentos de biometria, câmeras de reconhecimento facial e dispositivos de imagem termal.