Dragão do Mar promove conversa sobre arte museológica e saúde mental

14 de agosto de 2020 - 12:11 # # # # #

Ascom Dragão do Mar

Em projeto do Museu da Cultura Cearense, público é convidado a dialogar sobre o papel da arte e dos museus na promoção da saúde

Neste sábado (15), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Museu da Cultura Cearense (MCC), realiza a segunda edição do projeto Conversas de Canto de Sala, que traz o psicólogo, professor e pesquisador Walter Melo para um bate-papo sobre sua trajetória na área da saúde mental e sua experiência na Casa das Palmeiras, espaço fundado por Nise da Silveira- psiquiatra e pesquisadora brasileira que reformulou a área da saúde mental por trazer a arte e a terapia ocupacional como alternativas aos tratamentos vigentes e desumanizadores. A roda virtual de conversa, que será transmitida ao vivo, a partir das 16h, no canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro), será composta ainda pelos educadores do MCC Jessiane Kelly e João Paulo Luz.

Desde 2019, o Museu da Cultura Cearense investiga a potencialidade terapêutica da arte e formas de promover bem-estar social. Dando continuidade às ações de diálogo e intercâmbio de saberes e vivências sobre o tema, o MCC convida interessados em arte e em saúde mental para mais um encontro, que desta vez versará sobre “Arte, Museu e Saúde Mental – Experiências e Diálogos”. Além das memórias de experiências pessoais, os participantes discutem os projetos e as práticas realizados que incorporam a importante temática dentro do museu.

Sobre os participantes

Walter Melo é graduado em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado em Psicologia Clínica pela PUC-Rio, doutorado em Psicologia Social pela UERJ e pós-doutorado pela Sorbonne. Atualmente, é professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Docente dos programas de pós-graduação da UFSJ e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Coordena o Grupo Caminhos Junguianos e o GT Epistemologia e Interfaces da Psicologia Analítica, este vinculado à ANPEPP. Trabalhou por cerca de 10 anos na Casa das Palmeiras, clínica fundada por Nise da Silveira).

Jessiane Kelly é graduanda em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE – e também educadora do Museu da Cultura Cearense.

João Paulo Luz é graduando em História pela Universidade Estadual do Ceará – UECE – e educador do Museu da Cultura Cearense.

Conversas de Canto de Sala

O projeto foi idealizado pelo Museu da Cultura Cearense a partir de quatro elementos de grande importância no cotidiano das práticas educativas realizadas pelo Museu, principalmente com grupos agendados para as exposições, e que diz respeito às relações tecidas mutuamente: Diálogo / Transversalidade / Multidisciplinaridade / Espontaneidade. Um programa de diálogos transversais, multidisciplinares e espontâneos, mediados pelo Núcleo Educativo do MCC, realizado através de lives nos canais de comunicação do Dragão do Mar, de forma a exercer, a partir do papel enquanto educadores do referido espaço, a reflexão sobre questões que se relacionam ao cotidiano, à história e à memória da cidade, da aldeia, do campo, do sertão, etc., e das diferentes formas de ser, estar e atuar em sociedade.

Serviço

LIVE [Projeto Conversas de Sala] Arte, Museu e Saúde Mental – Experiências e Diálogos
Data: 15 de agosto de 2020 (sábado)
Horário: 16h
Transmissão aberta: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)
Classificação etária: Livre
Acesso Gratuito

Acesse o site www.dragaodomar.org.br

www.youtube.com/dragaodomarcentro

Acompanhe as novidades nas nossas redes sociais:

@dragaodomar

FB/dragaodomar

TT: @dragaodomar_

Atendimento à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Contatos: imprensadragaodomar@gmail.com / (85) 999215569