Governo do Ceará renova decreto e municípios do interior avançam de fase

14 de agosto de 2020 - 19:25 # # # # #

Daniel Herculano - Texto
Ascom Casa Civil - Fotos


Macrorregiões de Sobral, Sertão Central e Litoral Leste seguem para a fase 3; Cariri avança para a fase 2

Após encerrar mais uma reunião com o Comitê Científico que avalia e define as medidas adotadas nos decretos estaduais relativos à pandemia, o governador Camilo Santana anunciou nesta sexta-feira (14) a atualização sobre a aplicação das etapas do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais nas macrorregiões de saúde cearenses. O novo decreto valerá a partir da próxima segunda-feira (17)

– Fortaleza e municípios da Macrorregião de Fortaleza seguem na Fase 4;
– Macrorregiões de Sobral, Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe avançam para a Fase 3;
– Macrorregião do Cariri segue para a Fase 2;

Seguindo as diretrizes da saúde, o governador informou que os setores ainda não autorizados a funcionar, continuam sendo avaliadas pelas equipes, assim como seus indicadores, cenários e protocolos para a tomada de decisão. “Essa avaliação de cada setor e seu funcionamento é o mesmo hoje, assim como desde o início da pandemia, agindo sempre com critério, responsabilidade e colocando a vida em primeiro lugar. Não esqueçamos que a pandemia continua, é grave e depende de todos nós que não haja repique de casos. Evite aglomerações e use sempre máscara”, finalizou o governador.

Participaram da reunião virtual profissionais de Saúde, presidentes do Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, e Ministério Público Estadual e Federal.

 

Ouça:

Sobre as novas fases de retomada, em cada Macrorregião de Saúde do Ceará, fala o secretário executivo do Planejamento e Gestão do Ceará e coordenador do plano de retomada das atividades econômicas e comportamentais, Flávio Ataliba.

O governador Camilo Santana destacou que a decisão foi tomada após constante queda do número de casos e de óbitos.

O governador Camilo Santana reforçou que ainda não acabou a pandemia no Mundo, nem no Ceará. Daí a importância do uso obrigatório de máscara.

O secretário Flávio Ataliba reforça que ainda não foi necessário o retrocesso de nenhuma das fases de retomada da economia no Ceará, porém é importante que a população se conscientize de também fazer a sua parte.

Flávio Ataliba destaca agora quais os setores que passam a ser autorizados a funcionar nos municípios que entraram na segunda e terceira fases da retomada da economia.