Pacientes do HM acompanham sessão de cinema na unidade

14 de agosto de 2020 - 17:11 # # #

Jéssica Fortes - Ascom Hospital de Messejana - Texto e Foto


Os pacientes das enfermarias G e H do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, da rede pública da Secretaria de Saúde (Sesa), do Governo do Estado, tiveram um fim de tarde diferente na última quinta-feira (13). A equipe multidisciplinar da unidade promoveu a exibição do filme “O Alto da Compadecida”, produção brasileira que retrata a cultura nordestina com doses de humor e críticas sociais.

Segundo a assistente social, Leyla Moraes, a sessão de cinema surgiu para mudar a rotina hospitalar, contribuindo positivamente para tratamento dos pacientes e amenizando a saudade que eles sentem de casa. “Oportunizar esses momentos de lazer e relaxamento também é cuidar. Além de proporcionar um atendimento humanizado, é uma forma de melhorar o bem-estar dos nossos pacientes e acompanhantes”, complementa.

Devido à pandemia de coronavírus, a ação na unidade aconteceu na Praça do Servidor, localizada dentro do Hospital, em frente às unidades de internação. Assim, os pacientes puderam acompanhar o filme da varanda dos leitos, sem aglomerações e em conformidade às regras de segurança.

Maria da Conceição Silva, de 67 anos, está internada há 16 dias no HM para realizar exames pré-operatórios. Ela conta que nunca foi ao cinema e achou a iniciativa maravilhosa. “Estes dias longe de casa me preocupam, tenho um filho deficiente visual e estou com saudades. Hoje é a primeira vez que eu me distraio, mudou até o clima. Esse filme é muito engraçado”, relatou enquanto comia pipoca.

Para quem está inserido na rotina hospitalar como acompanhante, o filme também foi um momento de descontração. “Achei a ideia ótima, principalmente porque já tá perto do final de semana e a saudade de casa aumenta. Estamos nos divertindo. A equipe do hospital está de parabéns”, afirmou Maria Claudivania Guerreiro.

Ao levar o cinema para as enfermarias. a equipe multidisciplinar tem, como meta, proporcionar lazer e entretenimento para os pacientes. “Nós começamos com o cinema, mas a nossa ideia é promover quinzenalmente uma ação diferente, seja com música, poesias, ou teatro, por exemplo. Queremos trazer arte e promover momentos de alegria e descontração para eles”, reforça a assistente social, referindo-se à intenção do grupo, também formado por psicólogas e nutricionistas.

As unidades de internação G e H contam com 72 leitos de enfermaria e recebem pacientes cardíacos e pulmonares. A equipe já planeja a próxima intervenção no local. “Ficamos muito felizes com a reação deles. Hoje de manhã não se falava em outra coisa. O clima nas enfermarias é outro, eles agradeceram muito. Isso nos motiva”, completou Leyla Moreira.