SSPDS realiza testes da Covid-19 em profissionais para a retomada segura das atividades

14 de agosto de 2020 - 17:41 # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos

A Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) iniciou uma campanha preventiva contra a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), nessa quinta-feira (13). O objetivo da ação é testar todos os profissionais da pasta e de suas vinculadas, visando maior segurança na retomada gradual das atividades.

Desde o início da pandemia, a Abips atua de forma expressiva, acompanhando todos os profissionais da segurança pública. Em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e com a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep), da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), a Abips já realizou 327 testes, além de distribuir 1.450 testes para a Polícia Militar do Ceará (PMCE), 755 testes para a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e 300 testes para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

A testagem iniciou nessa quinta-feira, 13 de agosto. Os próximos dias serão 20 e 27 deste mês; e 3 de setembro. Cerca de 60 pessoas serão atendidas em cada dia e o público-alvo são os servidores e terceirizados, que testaram negativo, ou que nunca realizaram o exame. Para se cadastrar, o interessado deve preencher um formulário online com seus dados de saúde e aguardar a ligação da Abips, para o agendamento. O teste é feito na própria SSPDS e o local foi preparado para receber os inscritos de forma segura, sem causar aglomerações.

“É de extrema importância ter esse olhar preventivo para os trabalhadores, no sentido de atuar com medidas protetivas em saúde. Quando se trata de uma pandemia, nós precisamos ter um cuidado especial com aqueles que estão na linha de frente. A Secretaria tem esse cuidado para que tenhamos uma retomada responsável das atividades e para que esse trabalhador se sinta mais seguro dentro da sua atuação. Então, a SSPDS e a Abips prepararam essa campanha com o intuito e objetivo de cuidar preventivamente do profissional da segurança pública”, explica a gestora da Abips, a psicóloga Bruna Gadelha Gomes

Conforme a Lei ordinária nº 17.245, de 21 de julho de 2020, todos os profissionais da segurança pública e da saúde, que estão trabalhando de forma presencial, devem ser testados periodicamente, a fim de prevenir qualquer tipo de contaminação. Os profissionais que ainda não realizaram sua inscrição para agendamento do exame devem preencher o formulário abaixo e aguardar o contato da Abips.

Serviço:

Campanha de Testagem COVID-19 SSPDS – Retomada Responsável das atividades

Forma de Inscrição:

1º Passo: Preenchimento dos dados clicando aqui

2º Passo: Aguardar contato através do telefone informado no formulário acima para efetuar agendamento

Público-alvo: Agentes de Segurança Pública e colaboradores lotados na SSPDS e na Ciopaer, que não tenham realizado o teste rápido ou que tenham testado negativo para Covid-19 em exames anteriores.

Local: SSPDS (Abips) – Avenida Bezerra de Menezes, 581 – São Gerardo

Datas: 20 e 27 de agosto; e 3 de setembro

Informações: (85) 3223-1837/ (85) 3214-1975

Recomendações:

Respeitar horário de agendamento

Não trazer acompanhantes

Portar documento com foto

Utilizar máscaras de proteção