Fórum expandirá políticas públicas para agricultores familiares do Nordeste

18 de agosto de 2020 - 11:27 # # # # # # #

André Gurjão - Ascom SDA - Texto e Foto

Na próxima quarta-feira (19), o Fórum dos Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste lança o Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/NE) e o Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar (Siraf/NE). O evento será transmitido pelo Youtube, a partir das 16h, e contará com a participação de governadores, secretários estaduais e representantes do FIDA, BID e BIRD e movimentos sociais. O objetivo é fortalecer o associativismo e o cooperativismo.

O PAS é uma estratégia do Fórum, em parceria com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, construído em diálogo com os movimentos sociais e sociedade civil nos moldes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “A implantação se dará de forma progressiva e os avanços serão compartilhados no ambiente do fórum para que sejam replicados e conduzidos de forma colaborativa”, esclarece o secretário De Assis Diniz.

Já o Siraf é um portal regionalizada que irá sistematizar a oferta dos produtos da agricultura familiar na região Nordeste. Além de facilitar o acesso e qualificar as informações de mercado, contribuirá agilizando os processos de compras governamentais e abrir novos canais de venda com o setor privado. Por outro lado, contribuirá com o fortalecimento de associações e cooperativas da agricultura familiar, que serão responsáveis pela alimentação do banco de dados.

Serviço

O quê: Lançamento do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/NE) e o Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar (SIRAF/NE)
Quando: 19 de agosto de 2020, às 16 horas
Onde: Canal do Fórum de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar no Youtube (clique para ver)

 

Ouça:

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Francisco de Assis Diniz, fala da pauta do encontro.

Para o secretário De Assis Diniz, a iniciativa vai fortalecer as ações de desenvolvimento agrário em conjunto na Região Nordeste.