SSPDS recebe representantes de motoristas de aplicativo para tratar de segurança

18 de agosto de 2020 - 11:54 # # # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, se reuniu com representantes de motoristas de aplicativo na sede da pasta, na última sexta-feira (14), para tratar sobre as melhorias em relação à segurança dos profissionais e passageiros e a possibilidade do uso de tecnologias como forma de prevenção de crimes. Representantes da Associação de Motoristas Privados Individuais de Passageiros do Ceará (AMPIP/CE) foram recebidos também pelo superintende de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Aloísio Lira, e pelo diretor do Departamento de Inteligência Policial (DIP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), delegado Nelson Pimentel.

As empresas de mobilidade urbana, que operam por aplicativo, serão oficiadas para que troquem informações com a pasta no intuito de integrarem, tempo real, dados dos veículos que prestam serviços às empresas no Ceará com a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS. O objetivo do compartilhamento dos dados das plataformas com a SSPDS é construir um modelo de resposta rápida, com ações que pautem a prevenção de crimes e a proteção de motoristas e passageiros. Com essa integração, será possível fazer o monitoramento desses veículos e reunir informações precisas acerca das áreas de maior incidência de crimes.

“Não adianta (encontrar solução) se nós não tivermos os dados em tempo real. E esses dados só quem têm são as empresas que exploram esse trabalho dos aplicativos voltados aos motoristas profissionais. Só conseguiremos dar uma solução a esse problema com um modelo de resposta correto e ágil, não chegando só depois que tudo acontece, mas chegado até mesmo antes que o problema venha ocorrer com os motoristas, se houver essa integração. Vamos trabalhar essa integração no prazo mais curto possível. Não tenho dúvida nenhuma que nós vamos avançar, melhorar e proporcionar, como vocês merecem, mais segurança para motoristas e seus passageiros”, ressalta André Costa.

Após encontros anteriores com os representantes da categoria, a SSPDS estabeleceu uma agenda de reuniões mensais com outros membros da segurança pública estadual, nos moldes do que já acontece com o Grupo de Trabalho que reúne membros do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) e da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Nos próximos encontros, serão discutidos os principais pontos de atuação da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e o andamento de investigações sobre crimes contra os trabalhadores, cujas apurações são conduzidas pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).

Para o presidente da AMPIP/CE, Antônio Evangelista, a reunião foi muito objetiva e muito produtiva. “Com essa reunião, só quem tem a ganhar somos nós, motoristas de aplicativo, e toda sociedade de Fortaleza e do nosso Estado do Ceará. Nossos agradecimentos ao secretário e aos demais, que nos receberam muito bem aqui na Secretaria. Vamos informar a vocês no decorrer dessas reuniões tudo o que irá acontecer”, finaliza.