CBMCE e órgãos ambientais articulam prevenção contra incêndios em vegetação em Sobral

19 de agosto de 2020 - 17:28 # # #

Ascom CMBCE - Texto e Fotos


O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), representado por profissionais da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros, participou na manhã dessa terça-feira (18), de uma reunião para a elaboração de diretrizes e ações a serem desenvolvidas na cidade de Sobral. O intuito da iniciativa é prevenir ocorrências de incêndio em vegetação e em lixo. A reunião ocorreu na sede da Autarquia Municipal do Meio Ambiente de Sobral – AMA.

Tendo em vista o elevado número de casos de incêndios na região, o objetivo da reunião foi reforçar as estratégias para conter e evitar a proliferação dessas ocorrências na cidade. O debate contou com a participação de representantes da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) e do Batalhão de Polícia de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) pertencente à Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE).

A 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros foi representada pelo atual comandante adjunto, major Mardens. O oficial explanou sobre as estatísticas envolvendo esse tipo de incêndio. Até o dia 17 de agosto, já foram debelados 138 incêndios em vegetação ou lixo na Região Norte do Estado. Outros pontos debatidos no encontro foram as ações de prevenção desenvolvidas pela corporação em toda a Região Norte, além da necessidade de atuações nas áreas de proteção ambiental, como a região da Serra da Andorinha, onde ocorrem anualmente, incêndios de grandes proporções.

O Diretor de Licenciamento e Fiscalização Ambiental da AMA, Tiago Silva Bezerra, ressaltou a importância de reuniões envolvendo os órgãos competentes para fortalecer as medidas de prevenção, bem como a elaboração de um plano semanal de fiscalização.

Veja os principais pontos acordados, ao fim do debate:

1 – Serão realizadas fiscalizações semanais em locais onde há ocorrência de focos de incêndio, que serão identificados por meio de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas – INPE. As fiscalizações acontecerão às segundas-feiras, envolvendo o Corpo de Bombeiros, AMA e PM (BPMA). Ficou instituído, a partir do dia 14 de Setembro, a segunda-feira da prevenção.

2 – Serão confeccionados abafadores por meio de parceria entre o CBMCE e AMA, para serem doados a agricultores e equipes de limpeza da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP). Na próxima reunião, agendada para o dia 1° de setembro, será deliberada a forma de confecção destes equipamentos;

3 – Será realizado, no dia 3 de Setembro, um treinamento com as equipes de limpeza da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), havendo uma explanação por parte do CBMCE, sobre a prevenção e o combate a incêndios em vegetação e lixo, o qual informará sobre a legislação e sanções penais cabíveis aos responsáveis por atear fogo.

4 – Ficou decidido que a partir do dia 9 de Setembro serão acentuadas as ações de prevenção na Áreas de Proteção Ambiental do município de Sobral (APA da Serra do Rosário, Pedra da Andorinha, Boqueirão e Olho d’água do Pajé).