Companhia de Busca, Resgate e Salvamento com Cães recebe capacitação em cinoterapia

20 de agosto de 2020 - 12:48 # # # # # # #

Ascom CBMCE

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) recebeu, por meio da Companhia de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do Batalhão de Busca e Salvamento (CBRESC/BBS), a capacitação em Cinoterapia ou Terapia Facilitada por Cães (TFC). A técnica consiste na utilização do animal como facilitador no processo terapêutico e educacional. O treinamento ocorreu na última terça-feira (18) e também contou com profissionais das Polícias Civil e Militar.

A capacitação foi ministrada pelo Major QOBM Fábio, atual coordenador do projeto “Cão Héroi, Cão Amigo”, e pela Dra. Caroline Finkler, médica veterinária comportamentalista. O treinamento teve como propósito selecionar cães co-terapeutas ou cães de intervenção. Os cuidados veterinários também foram abordados durante a iniciativa.

Entre as atividades realizadas, foram repassadas dicas de como iniciar um projeto de cinoterapia; quais os cuidados veterinários com os cães antes, durante e após a intervenção; condução de cães durante a cinoterapia; principais desafios da cinoterapia; simulação de atividades práticas a serem aplicadas na intervenção e a prática de avaliação física de um cão.

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) e a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) também se fizeram presente nas atividades. A PMCE, por meio do Companhia de Policiamento com Cães (CPCães) do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque); e a PCCE com profissionais do Núcleo de Operações com Cães (NOC).