Hospital Dia – Lugar de Vida retoma atendimento a pacientes com transtornos mentais

20 de agosto de 2020 - 17:02 # # # # #

Milena Fernandes - Ascom do HSM

O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, retomou o funcionamento do Hospital Dia – Lugar de Vida, uma unidade de semi-internação voltada para pessoas com transtornos mentais que apresentam quadro de saúde estável.

Com a pandemia, a unidade suspendeu os serviços presenciais como medida de prevenção ao coronavírus, oferecendo atendimento on-line aos pacientes, que têm transtornos mentais como esquizofrenia, depressão e bipolaridade. O espaço funcionou como enfermaria, sendo cedido temporariamente para o acolhimento de pacientes internados para tratamento psiquiátrico que tinham sintomas ou confirmação de Covid-19.

“Foi um grande desafio para nós, um momento difícil, de mudança, mas conseguimos superar. Hoje não temos mais pacientes com sintomas e nem confirmação de Covid-19, o que nos permitiu desativar a unidade de risco e voltar a nossa rotina, atendendo os pacientes que já faziam tratamento conosco”, comemora Sâmia Assunção, enfermeira e gestora do Hospital Dia – Lugar de Vida.

A vendedora Silvia Alves (nome fictício), 49, foi uma das primeiras pacientes que retornou ao HSM. Diagnosticada com depressão e esquizofrenia, ela chegou muito confiante e declarou que estava com saudade do Hospital Dia. “Nós tivemos o atendimento médico por telefone, eu tomei os medicamentos, mas o que eu queria mesmo era voltar para cá. Aqui eu faço arte, colagem, pintura, alongamento, converso com os médicos, psicólogos, me sinto bem melhor”, diz.

A retomada das atividades está acontecendo de forma gradual, seguindo todas as medidas de segurança para evitar a transmissão da doença. “Dos 29 pacientes que tínhamos em março, já entramos em contato com 15, marcando seu retorno e deixando 5 vagas para novos pacientes. A máscara será de uso obrigatório e a farmácia está disponibilizando o kit para cada paciente toda manhã”, explica Sâmia.

As atividades estão sendo realizadas em grupos pequenos e em locais mais abertos para garantir um atendimento mais seguro. De acordo com o psicólogo Érico Valente, a volta do Hospital Dia traz um novo ânimo para profissionais e pacientes. “É um sentimento de que as coisas estão retomando, o que nos traz esperança. Esse sentimento é fundamental para uma resposta positiva ao tratamento dos nossos pacientes. Quando existe a esperança, aumentam as chances de dar certo. Eles estão confiantes nessa volta ao Hospital Dia e isso também nos alegra e nos fortalece”, revela.

Atendimento

Os pacientes atendidos no Hospital Dia – Lugar de Vida passam o dia na unidade e depois retornam para casa. Na unidade, eles recebem quatro refeições diárias, medicações indicadas pelos psiquiatras e atendimento psicoterapêutico, além de ter acesso a oficinas artísticas, como confecção de artesanatos, arteterapia, pintura em tela, arte em papel e grafite. Os pacientes também podem ser encaminhados para institutos parceiros, onde são capacitados para o mercado de trabalho e podem conquistar uma vaga de emprego.

Uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeuta ocupacional e assistente social cuida diariamente dos pacientes para que eles não precisem retornar à internação e possam viver com mais qualidade de vida, junto a amigos e familiares. Os parentes dos pacientes também recebem apoio e orientação para lidar melhor com os problemas enfrentados.