Corpo de Bombeiros debela incêndios no Interior do Estado

24 de agosto de 2020 - 17:20 # # # #

Ascom CBMCE

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 2ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (2ª Cia/ 4° BBM), foi acionado para duas ocorrências envolvendo incêndios no Interior do Estado. A primeira ocorreu no sábado (22), no município de Tabuleiro do Norte, e a segunda atuação do CBMCE, ocorreu no município de Quixeré, no domingo (23). Ambos os municípios integram a Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado.

Ao anoitecer do último sábado (22), uma unidade da 2ª Cia/4° BBM, com sede em Limoeiro do Norte, foi acionada por uma composição do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) para conter as chamas que se alastraram pela vegetação, na localidade de Várzea Grande, no município de Tabuleiro do Norte. Rapidamente a guarnição chegou ao local, e os bombeiros puderam identificar diversos focos do fogo.

Os bombeiros iniciaram o combate às chamas às 18 horas. Por se tratar de um incêndio de grandes dimensões e em um terreno acidentado, a viatura Auto Bomba Tanque 42 (ABT 42) não conseguiu ter acesso ao exato local. Os bombeiros, usando bombas costais e abafadores, avançaram e iniciaram o combate ao fogo. Moradores da região também auxiliaram os militares com baldes de água.

Já no domingo (23), um incêndio a vegetação município de Quixeré foi o que demandou a atenção dos bombeiros militares da unidade, tendo em vista que o local é uma Área de Proteção Ambiental (APA). As chamas que ameaçavam as plantações e principalmente a mata nativa do local tiveram início às 15 horas, sendo totalmente debelada às 20 horas.

Na ação, os bombeiros utilizaram bombas costais e mangueiras de longa extensão. Aproximadamente entre 10 a 20 hectares de vegetação foram consumidos no incêndio. O trabalho da guarnição e a ajuda do maquinário apropriado do local onde estava em chamas foram essenciais para que evitar que o fogo se alastrasse para as plantações próximas ao local.

Os bombeiros da guarnição da 2ª Cia/4° BBM foi composta pelo tenente Pinheiro, os cabos Gonçalves e Eder, e os soldados De Oliveira e Augusto.