Novo modelo de pá eólica é embarcado no Porto do Pecém

24 de agosto de 2020 - 12:29 # # #

Celso Tomaz - Ascom Complexo do Pecém

As gigantes de 72,4 metros de comprimento foram produzidas pela Aeris, na área industrial do Complexo do Pecém, e estão a caminho dos Estados Unidos

Já estão a caminho dos Estados Unidos as primeiras pás eólicas produzidas na área industrial do Complexo do Pecém pela Aeris, sob encomenda da alemã Nordex. Dezoito pás tiveram o embarque finalizado no último fim de semana, após alguns dias de intensa operação no pátio de armazenagem e no Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT) do Porto do Pecém.

Cada uma dessas gigantes mede 72,4 metros de comprimento e pesa 22,9 toneladas, dimensões que impressionaram os trabalhadores portuários do Pecém. Hoje uma área no pátio do porto cearense é exclusiva para a armazenagem das pás eólicas produzidas no Complexo do Pecém.

“Estamos buscando consolidar o Complexo do Pecém como referência para todo o segmento de energias renováveis, portanto, ter uma grande fabricante como a Aeris em nossa área industrial produzindo para os grandes players do cenário internacional como a Nordex, que inicia este projeto conosco, é gratificante e ao mesmo tempo desafiador”, afirma Duna Uribe, diretora Executiva Comercial do Complexo do Pecém.

Para Carlos Alberto Nunes, gerente comercial da Tecer Terminais – prestadora de serviço operacional do Porto do Pecém, esta operação traduz a importância das parcerias entre grandes empresas do setor. “Se não houvesse abertura entre as companhias envolvidas, o processo seria outro, mais lento. Conseguir integrar os serviços das empresas portuárias foi fundamental para que este embarque de proporções físicas notórias acontecesse. Adaptabilidade é o sinônimo desta operação”, afirma.