Webinar mostra como utilizar o sistema de patentes para inovar

25 de agosto de 2020 - 15:45 # # # # #

Ascom Secitece

O uso da informação tecnológica contida em documentos de patentes permite saber o que já foi desenvolvido em determinada área, as rotas tecnológicas usadas e outros dados importantes para quem precisa inovar.

Visando apropriar o ecossistema de inovação do Ceará dos conceitos que fundamentam a busca e o uso da informação tecnológica, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) promovem na próxima quarta, 26/08, o Webinar “Aprenda a inovar utilizando o sistema de patente como fonte de informação”.

A iniciativa pretende promover o uso estratégico do Sistema de Propriedade Intelectual, de modo a incrementar o número de depósitos realizado por residentes.

Durante o Webinar, que terá início às 16h30 e será transmitido pelas mídias sociais da Secitece, os participantes irão aprender o que é a informação tecnológica; como encontrar essas informações nas patentes; qual a utilidade dessas informações; quais as principais ferramentas de busca e quais as ferramentas de Informação tecnológica disponibilizadas pelo INPI.

A apresentação será feita pelo pesquisador em Propriedade Industrial do INPI, Fábio Barros, que atua como examinador de patentes e terá como debatedor o advogado Martônio Mendes, Especialista em Direito Constitucional e Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. O secretário Inácio Arruda irá mediar o debate.

Conheça os debatedores

Fábio Barros: Graduado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2000), Mestrado em Ciência de Alimentos (2007) e Doutorado e Ciência de Alimentos (2011), ambos pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Atualmente trabalha como Pesquisador em Propriedade Industrial no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Martonio Mendes: Advogado, Especialista em Direito Constitucional, Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (IFCE), atua em projetos de inovação, propriedade intelectual, transferência de tecnologia, contratos e formalização de empresas. Atualmente é Agente de Comunidades no Programa Corredores Digitais da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (SECITECE).

Serviço

Webinar “Aprenda a inovar utilizando o sistema de patente como fonte de informação”.

Data: 26/08/2020

Horário: 16h30

Clique no link para assistir no Youtube

Clique no link para assistir no Google Meet