Webinário Genealogia da Peste: reflexões sobre o contemporâneo pandêmico

25 de agosto de 2020 - 15:39 # # # #

Ascom Uece

A Faculdade de Educação de Crateús (FAEC), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vem realizando desde 31 de julho e prossegue até o dia 18 de setembro de 2020, o Webminário sobre o tema Genealogia da Peste: reflexões sobre o contemporâneo pandëmico.

As inscrições para o Seminário estão abertas ao público em geral e são feitas exclusivamente por este site: http://www.uece.br/eventos/genealogiadapeste / O período de inscrições está aberto enquanto durar todo o evento, favorecendo a participação em palestras específicas. A inscrição não garante participação nas palestras, pois as mesmas acontecem na plataforma do Google Meet, limitada assim às 250 primeiras pessoas que acessarem e permanecerem na sala no dia e horário de cada palestra.

A humanidade, desde a Antiguidade, convive com eventos epidêmicos que se constituem determinantes para a construção de nossa própria história. Humanidades e epidemias são um binômio mutuamente implicante e registrado de maneira bastante abundante, desde Tucídides com sua História da Guerra do Peloponeso, passando pelo Decameron de Boccaccio, chegamos às abordagens contemporâneas através de Marx, Camus, Foucault, Agamben e Preciado, que correlacionam diretamente estratégias de patologização da sociedade com dispositivos de controle e governamentabilidade dos sujeitos.

Adoecer passa a ser o critério de normalização da vida, desta forma, cria-se toda uma indústria que morbidamente se estrutura a partir da morte e do retardamento desta, viver passa a ser apenas um estágio adoecido e adoecedor. Quem ganha e o que se ganha com uma sociedade que idealiza uma saúde inatingível. Pode o “mito da saúde” converter-se num instrumento de opressão e manipulação de massas sociais inteiras. É em busca de respostas a questões como estas que o presente evento propõe-se a discutir aquilo que seria a “Genealogia da Peste”, não da Covid-19 apenas, mas de toda uma estrutura de saber que se articula em várias formas, de fazer viver e de fazer morrer, em dispositivos de poder.

Diante das impossibilidades reais de realização das atividades acadêmicas presenciais, o processo educativo pode e deve realizar-se sob outras abordagens e outras finalidades. A promoção da Extensão como atividade acadêmica demonstra-se imprescindível, pois esta constitui-se como a única ação sanitariamente viável. Desta forma, o ensino e a pesquisa sintetizam-se na complexidade da prática da própria extensão, através do processo de popularização do conhecimento e do fomento ao ímpeto investigativo por meio de pesquisas posteriores.

Segundo o coordenador do evento, professor Vicente Brazil, a vulnerabilidade socioeconômica acaba constituindo-se também um instrumento de exclusão cultural, desta forma, através do presente projeto pretende-se promover ações que promovam intervenções no sentido de superar essa política de exclusão estrutural. A apropriação de redes sociais como veículos de propagação de conhecimentos academicamente mediados é um esforço coletivo do Colegiado do Curso de Pedagogia da UECE/FAEC para ocupação de espaços públicos na sociedade contemporânea. O uso de mecanismos de comunicação não-formais proporcionará a possibilidade de uma aproximação muito mais efetiva e eficaz com a sociedade.

Observação: apenas emails cadastrados neste Sistema de Inscrição receberão autorização para participação do evento.

Programação completa

Palestra 1- Tucídides, nós e a peste: Reflexões sobre a monstruosidade da peste e do vírus – 31/07/2020

Palestra 2- O mal em tempos de pandemia: conhecimento de si e atitude filosófica a partir de Plotino e Agostinho. – 07/08/2020

Palestra 3- A Nascimento da Ciência Moderna e a ambição do domínio do mundo – 14/08/2020

Palestra 4- Marx e a mercantilização da vida durante a pandemia – 21/08/2020

Palestra 5- Camus, a Peste e o coronavírus – 28/08/2020

Palestra 6- Comportamento simbólico e metáforas na pandemia: Funções e Implicações Psicossociais – 04/09/2020

Palestra 7- Agamben, o coronavírus e a sociedade como campo de concentração – 11/09/2020

Palestra 8- Florestas, vírus e animais. Perspectivas ameríndias sobre as epidemias – 18/09/2020