Central Municipal de Reciclagem de Russas será inaugurada nesta quinta-feira (27)

26 de agosto de 2020 - 17:19 # # # #

Aline Pedrosa - Ascom Secretaria das Cidades - Texto
Nivia Uchoa - Foto

Projeto implantado na região do Vale do Jaguaribe, através do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais do Ceará – Vale do Acaraú e do Vale do Jaguaribe (Cidades II), as Centrais Municipais de Reciclagem (CMRs) fazem parte de um conjunto de empreendimentos que compõem o Sistema de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O equipamento é fruto de um acordo de empréstimo firmado entre o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria das Cidades, e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Nesta quinta-feira (27), às 17 horas, o secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque vai inaugurar, juntamente com o prefeito de Russas, Weber Araújo, a CMR do município, Vicência Santiago, no bairro Várzea Alegre.

Através do Programa Cidades II, os municípios que fazem parte do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – Vale do Jaguaribe receberão estruturas necessárias ao cumprimento das obrigações trazidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos e pela Política Estadual de Resíduos Sólidos, cabendo às administrações públicas municipais e aos respectivos consórcios a posterior operacionalização e gestão desses equipamentos.

“A Secretaria das Cidades vem colaborando no processo de estruturação das gestões municipais beneficiadas pelo Programa Cidades II, promovendo a articulação dos catadores das regiões afetadas e incentivando a elaboração de Projeto de Coleta Seletiva e Educação Ambiental”, ressalta Zezinho Albuquerque.