Pneus gigantes desembarcam pelo Porto do Pecém

26 de agosto de 2020 - 16:07 # # # #

Celso Tomaz - Ascom Complexo Porto do Pecém - Texto e Foto

Os modelos chegam da Europa ao Brasil pelo terminal portuário localizado no litoral oeste do Ceará

Quem visita o Porto do Pecém se surpreende ao passar pelo pátio de armazenagem. É lá que ficam armazenadas algumas unidades de um modelo de pneu pouco convencional para o padrão do dia a dia. O motivo? Suas proporções colossais que o impedem de passar despercebido por quem o avista.

Enquanto um pneu de caminhão tradicional tem diâmetro aproximado de 1,05 m, esse chega a alcançar impressionantes 4 metros. Ou seja, tem tamanho superior à altura média de uma casa de piso único. O peso de cada um desses pneus gira em torno de cinco toneladas. Não à toa, o pneu impõe respeito a qualquer outro modelo fabricado atualmente. Por isso é considerado um dos maiores do mundo.

“Esses pneus são produzidos na Europa e chegam ao Brasil através do Porto do Pecém. Daqui seguem viagem de carreta para a Serra dos Carajás, no sudeste do Pará. Lá os pneus passam a equipar caminhões que trabalham no setor da mineração e que suportam carga superior a 400 toneladas”, diz Raul Viana, gerente de Negócios Portuários do Complexo do Pecém.

A operação dos pneus no terminal portuário do Pecém é feita por uma das prestadoras de serviço operacional do porto cearense. De acordo com Carlos Alberto Nunes, gerente comercial da Tecer, a escolha do local adequado para essa operação não aconteceu por acaso. “Fizemos diversos estudos com a possibilidade de realizar essa movimentação em um porto mais próximo do local de destino, mas sem sucesso. No Pecém acabamos conseguindo desenvolver alguns equipamentos especiais para esse tipo de carga, sempre priorizando a segurança”, finaliza.

Especialistas acreditam que com os investimentos que vem sendo realizados pela indústria mineradora na Serra dos Carajás, a tendência é de aumento nesse tipo de movimentação. Somente em 2019, as movimentações dessa carga específica no Porto do Pecém chegaram a aproximadamente 1.200 pneus. Ou seja, toda essa grandeza não fica restrita as proporções do pneu, que faz girar também a economia do Estado do Ceará.