Adolescentes egressos do sistema socioeducativo realizam estágio na Seas

27 de agosto de 2020 - 15:06

Lígia Duarte - Texto e Fotos

Seis jovens estão aprendendo diferentes funções na sede administrativa da instituição

Atividades administrativas e conhecimentos sobre diversas áreas, essa é a nova rotina de jovens egressos do sistema socioeducativo que estão tendo a oportunidade do primeiro estágio na sede administrativa da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), por meio do programa primeiro passo, da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS).

Ao todo, 6 jovens estão em diferentes setores nos períodos da manhã e da tarde, auxiliando nas atividades dos setores administrativos da Seas. O estágio começou ainda em março deste ano, mas por conta da pandemia, somente se efetivou há pouco mais de um mês com a retomada gradual das atividades na instituição.

A iniciativa faz parte das ações da Política Pública de Atendimento Socioeducativo, como preconiza o Sistema Nacional de Socioeducação (Sinase), a qual prevê que jovens egressos,
que estão retornando à sociedade possam ser encaminhados para oportunidades de trabalho e estudo com o objetivo de recomeçarem suas vidas.

De acordo com o Assessor Técnico da área de Egressos, Elson Percídio, o processo com os adolescentes que estão estagiando na Seas começou ainda em 2019, e foi efetivado em 2020, e revela: “O que foi bastante interessante é que esses adolescentes estavam ansiosos por esse estágio, ligando diariamente na expectativa de começar.”

Além do acompanhamento que antecede ao estágio, Elson também acompanha semanalmente o desempenho dos adolescentes nos respectivos setores que estão atuando, questionando sobre como está o andamento de tudo. A perspectiva é que há cada 2 meses os jovens possam permutar de setor da Seas, de forma que tenha a oportunidade de apreender em diversas áreas do conhecimento. Ao todo o estágio tem duração de 1 ano.

Marcos Cleber é um desses adolescentes que está passando por essa experiência e se encontra alocado no setor de Logística, lidando com processos e manuseando a plataformas online de gestão. “Estou aprendendo bastante, desde a maneira de se portar, a mexer no computador. São várias questões se a pessoa for parar para pensar de esta trabalhando aqui, são muitas coisas. “ E revela uma das maiores lições que levará dessa experiência: “O que eu vou levar para mim para o resto da minha vida, não é nem aqui o trabalho em si, mas de eu ter frequentado um ambiente que era o centro socioeducativo e tava lá em uma fase ruim, e de uma hora para outra estou trabalhando em órgão que administra os centros socioeducativos, e eu me sai de tudo, eu vejo como um lado de superação.”

Começar a trajetória de trabalho é um desafio para jovens que querem deixar tudo no passado e recomeçar. Por isso, a Seas, em um dos seus eixos estruturantes no cumprimento da medida socioeducativa, foca no aprendizado de novas profissões para a inserção no mercado de trabalho após o retorno à sociedade.