Vapt Vupt e Casa do Cidadão atendem mais de 7.200 pessoas na primeira semana de reabertura

31 de agosto de 2020 - 16:48 # # # # #

Ascom SPS

Um público de 7.264 pessoas foi atendido nas unidades Vapt Vupt e Casa do Cidadão na primeira semana da reabertura responsável dos serviços. Isso significa, em média, 1.453 usuários por dia. Nos equipamentos, geridos pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), os atendimentos aconteceram, exclusivamente, mediante agendamento pelo site.

A titular da SPS, Socorro França, destaca que a avaliação do retorno foi bastante positiva. “O número de evasão foi bem baixo. Apenas 7% das pessoas que agendaram não compareceram. Infelizmente, muitas ainda compareceram sem levar os documentos necessários, isso inviabiliza o atendimento”, observa a secretária. Ela acrescenta que as vagas estão sendo lançadas periodicamente no sistema, a fim de evitar congestionamentos.

As mudanças na organização e fluxo de atendimento, bem como os protocolos de saúde adotados, como a marcação de distanciamento social e uso dos equipamentos de proteção, foram elogiados pelos usuários. “O agendamento tornou o atendimento e os serviços mais rápidos e deixou o local mais organizado”, destacou Angelina Braga, enquanto retirava a segunda via do RG, na manhã da última sexta-feira, no Vapt Vupt Messejana. “Achei tudo muito prático e rápido”, acrescentou Igor Carlos Bonfim, após ser atendido.

Suelem Freitas também aproveitou o retorno das atividades para retirar a primeira via do RG da filha Samille, de 10 anos. “Tudo, desde o agendamento, até o atendimento transcorreu bem rápido. Tudo muito seguro e organizado”, destacou.

“Todas as medidas de segurança de saúde, como aferição de temperatura, uso obrigatório de máscaras e oferta de álcool em gel, além de telas de proteção entre os atendentes e usuários, e distanciamento entre as pessoas estão sendo observadas”, explica a gerente do Vapt Vupt Messejana, Pollianna Medeiros.

Com o agendamento, não há filas e os atendimentos levam, em média, 15 minutos, por pessoa. A gerente observa que, se todos comparecessem com a documentação completa, o número de atendimentos poderia ser ainda maior. O coordenador de Cidadania da SPS, Tadeu Lustosa, observa que a má qualidade de impressão das certidões de nascimento e casamento apresentadas pelos usuários também é um fator que pode dificultar o atendimento.

Os agendamentos devem ser realizados nos seguintes endereços eletrônicos:

Vapt Vupt: www.vaptvupt.sps.ce.gov.br

Casa do Cidadão: www.sps.ce.gov.br/sistemas/. Aqui, o usuário deve clicar em Agendamento Serviços Casa do Cidadão.