Programa Cientista-chefe da SEMA e Semace vai produzir Atlas Marinho

1 de setembro de 2020 - 17:25 # # # # # # #

Ascom SEMA e Semace

Na sexta-feira (4/9), 9h, será realizado o lançamento virtual do Programa Cientista-chefe da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA) e da Semace, através das redes sociais do órgão (www.sema.ce.gov.br). A equipe será liderada pelo professor Marcelo de Oliveira Soares, do LABOMAR (UFC). O evento terá participação dos titulares da SEMA, Artur Bruno; e da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda; do reitor da UFC, Cândido Albuquerque; além de representantes do Labomar, Funcap e Semace. Segundo Bruno, “o programa será fundamental na elaboração de estratégias de inovação e apoio a ações na política ambiental”. O programa Cientista Chefe, criado pelo governo do Estado e gerido pela Funcap, tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública.

Marcelo Soares é biólogo, doutor em Geociências e pós-doutor em Ciências Ambientais pela Universidade Autônoma de Barcelona. Ele explica que o programa irá responder a problemas objetivos e práticos do setor e irá articular ações com o setor produtivo, com a sociedade civil, instituições governamentais, grupos de pesquisa de excelência localizados em universidades privadas e públicas e demais entidades interessadas na temática ambiental visando atingir as metas e indicadores do Governo do Estado. Inicialmente, o Programa “Cientista-Chefe em Meio Ambiente” irá atuar em quatro projetos específicos desenvolvidos pela equipe, SEMACE, SEMA e demais parceiros.

1. Planejamento costeiro e marinho

Tem por objetivo elaborar e executar o planejamento ambiental da zona costeira e marinha com acompanhamento de indicadores como definição da linha de costa, erosão no litoral, metais no solo, contaminação por óleo e a elaboração de plano de sinalização e gestão de atividades econômicas e turísticas. O estado do Ceará tem tido um incremento de atividades associadas à Economia do Mar (recursos minerais marinhos, energias eólicas marinhas, turismo, dessalinização, esportes náuticos, empreendimentos turísticos, dentre outros) os quais necessitam de um adequado planejamento e gestão. Este tema inclui a geração de informações e possui relevância no âmbito da Economia do Mar, Planejamento Espacial Marinho, Zoneamento Ecológico-Econômico, Licenciamento, Ocupação Imobiliária e Fiscalização. O projeto tem por principais produtos elaborar um Atlas Marinho do Ceará, o Plano Estadual de preparação, contingência e resposta rápida a emergências ambientais da Zona Costeira e Marinha; o Plano Estadual de gerenciamento e zoneamento do ambiente marinho e o Plano Estadual de gerenciamento e monitoramento contínuo da linha de costa.

2. COVID-19 e Saneamento Urbano no Estado do Ceará

O Estado do Ceará é uma das regiões mais afetadas pela COVID-19, o qual necessita da execução de projetos rápidos e emergenciais que possam fornecer respostas rápida para políticas de saúde pública e ambiental. Neste sentido, este projeto visa contribuir para o entendimento da relação do saneamento nas cidades com a emergência da COVID-19.

Como hipótese geral deste projeto do Programa Cientista-Chefe da FUNCAP tem-se que áreas com menores coberturas de serviços de abastecimento de água (maior interrupção do fornecimento ou ausência do fornecimento) e de esgotamento sanitário serão mais afetadas pela pandemia. Neste contexto, irá analisar a vulnerabilidade de bairros e regiões à COVID-19 baseada no fornecimento da água encanada, disponibilidade de rede de esgoto e de condições abastecimento. Este projeto é feito em parceria com o Programa Cientista-Chefe de Inovação Pública com sob coordenação do Prof. Samuel Façanha da UECE.

3. SIG Ambiental (Sistema de Informações Geográficas Ambientais)

Este projeto específico tem por objetivo elaborar um Sistema de Informações Geográficas (SIG) e uma plataforma que possa reunir dados ambientais (espaciais e não espaciais) com informações de órgãos federais, estaduais, municipais e demais entes para fins de tomada de decisão e extração de dados para o público (setor privado, público, ONGs) de forma online.
Este sistema visa fornecer informações espaciais, atualizadas e online sobre dados de licenciamento de obras, fauna e flora ameaçada de extinção, vegetações, recursos hídricos, unidades de conservação, áreas protegidas (indígenas, quilombolas, territórios pesqueiros) e zoneamentos como o ZEE (Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Ceará). Esta plataforma terá dados espaciais em mapas online bem como permitirá a extração de informações e relatórios. Esta base é fundamental para orientar políticas e ações do estado do Ceará tocante a investimentos, empreendimentos, fiscalizações e programas/projetos ambientais. Esse projeto específico tem por produto principal a elaboração e desenvolvimento do Núcleo de Gestão de Dados Ambientais (NUDAM) de apoio a SEMA, SEMACE e outros órgãos.

4: Lista vermelha da fauna e flora ameaçada

Este projeto visa elaborar a lista vermelha da fauna ameaçada de extinção e mapear áreas de soltura de animais silvestres no Estado do Ceará. Este tema tem como objetivo fornecer informações atualizadas com uma base de dados online sobre mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes que estejam em situação de vulnerabilidade ou extinção no território do Ceará, incluindo o Bioma da Caatinga, Zona Costeira e as Serras Úmidas. Além disso, a flora também será contemplada, posto que, historicamente, houve grande desmatamento no Ceará, prejudicando, sobretudo, o bioma caatinga. Neste sentido, o projeto fará também o levantamento das espécies vegetais ameaçadas. Portanto, visa orientar ações do poder público, ONGs e setor privado para a conservação da vida no Estado do Ceará, tendo como principal produto a elaboração da Lista Vermelha da Fauna para fins de tomada de decisão.

Quer saber mais sobre o Programa Cientista-Chefe do Meio Ambiente (FUNCAP/SEMA), entre em contato através do e-mail: cientistachefesema@gmail.com

 

Ouça:

O titular da Sema, Artur Bruno, fala sobre o lançamento e explica o Programa.

Artur Bruno destaca as áreas de atuação do projeto desenvolvido para o Meio Ambiente.