HGCC retoma visitas a unidades neonatais e UTI Adulto

2 de setembro de 2020 - 09:54 # # # # #

Wescley Jorge - Ascom HGCC

Após cinco meses sem receber visitas por conta da pandemia de Covid-19, os pacientes internados nas unidades neonatais e na Unidade de Terapia Intensiva adulto do Hospital Geral Dr. César Cals, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, podem novamente estar em contato com seus familiares.

“Com um olhar sobre os índices epidemiológicos da Covid-19 e sobre as demandas dos familiares e pacientes, o HGCC avança apoiado na elaboração de um fluxo, objetivando a segurança dos pacientes, visitantes e colaboradores. Com isso, foi possível liberar as visitas nestes setores”, explica Antonio de Pádua, diretor médico do hospital.

Para possibilitar o retorno das visitas, a equipe da unidade elaborou um fluxo específico. “As medidas de segurança foram adotadas no sentido de permitir uma visita segura, fazendo uma aproximação dos pais e familiares com estes pacientes”, explica a chefe do serviço social, Andrea Ricoy.

Na unidade neonatal, neste primeiro momento, só estarão liberadas as visitas das mães. Elas acontecerão em dias diferentes e com agendamento prévio. Segundas, quartas, sextas e domingos são os dias para a unidade de cuidados intermediários. Já terças, quintas e sábados são os dias destinados à unidade de terapia intensiva.

A enfermeira Raquele Holanda, do Centro de Neonatologia, explica que, desde a entrada no hospital até a chegada à unidade neonatal, as mães terão que observar as orientações passadas pela equipe. Elas serão acolhidas, receberão máscaras, avental, e gorro, além de ser orientadas quanto à higienização das mãos.“Tudo foi pensado para o benefício do recém-nascido e de toda a família. Teremos a equipe multiprofissional sempre passando informações e orientações”, diz.

Na UTI Adulto, a visita também deverá ser de apenas um familiar do paciente por dia. O visitante recebe máscara, avental descartável e orientação para a higienização das mãos. O horário de acesso foi definido conforme disposição dos leitos. “A gente percebe uma tranquilidade dos familiares. Os horários diferenciados evitam aglomeração e os médicos já passam as informações durante a visita”, garante o enfermeiro da UTI, José Ribamar dos Santos Junior.